Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Schwarzenegger ‘extermina’ lei da “cura gay”

Arnold Schwarzenegger,  governador do Estado da Califórnia, (EUA) assinou na passada segunda-feira um projecto de lei para remover a “cura gay” das leis do Estado.

A lei remonta ao século passado e foi criada para que o Departamento de Saúde Mental do Estado da Califórnia pudesse investigar as “causas e curas para a homossexualidade”.  “Se naquele tempo já era ridícula, agora é completamente inaceitável” disse a deputada da Assembleia Bonnie Lowenthal.

Redigida em 1950, a lei considerava que as pessoas homossexuais são “sexualmente desviadas” e determinava que o Estado investigasse os “desvios causadores de crimes contras as crianças”. Foi o homicídio de Linda Glucott, de apenas 6 anos, por um heterossexual pedófilo em Los Angeles, que levou a sociedade da altura a exigir que o Estado tomasse este tipo de medida e investigasse as causas dos “desvios sexuais”, incluindo a homossexualidade.

Inicialmente a deputada da Assembleia queria revogar a lei por completo, mas após conversações com a irmã mais nova de Linda Glucott, e em memória da menina assassinada, consentiu que se mantivesse a parte referente aos pedófilos.

Todos os políticos concordaram em remover homossexualidade da lei. A única oposição veio do grupo pró-cura gay Parents and Friends of Ex-Gays e Gays (PFOX).

Lúcia Vieira

Já segues o dezanove no Facebook?