Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Agenda para o 17 de Maio (e dias seguintes)

pjimage (28).jpg

 

Desde 2005, a 17 de Maio, celebra-se o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, assinalando a data em que a Organização Mundial de Saúde removeu a homossexualidade da sua lista de doenças mentais em 1990. Em 2015 o 17 de Maio foi institucionalizado em Portugal também como Dia Nacional. Aqui fica a lista de eventos previstos para o nosso país.

 

 

“Amar Pelos Dois”: uma canção inclusiva quanto ao género (com vídeo)

Créditos - Andres Putting - Eurovision

A ausência de pronomes masculinos ou femininos em “Amar Pelos Dois”  torna a interpretação mais ampla, não excluindo formas de amar.  Foi esse tema da pergunta colocada pelo dezanove.pt aos vencedores da 62ª edição do Festival Eurovisão da Canção.

Rendidos a Salvador (com vídeo)

 Rendidos a Salvador Sobral.jpg

À vitória mais esmagadora de sempre de uma canção no Festival Eurovisão da Canção, sucedem-se as reacções: Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Caetano Veloso, J.K. Rowling e até os milhares que celebravam a vitória do tetra campeão na rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa.

Histórico: Salvador Sobral vence Eurovisão (com vídeos)

Salvador Sobral Portugal.png

Inédito. Salvador Sobral alcançou o  lugar no Festival Eurovisão da Canção. É a melhor classificação portuguesa de sempre. A melhor posição de Portugal neste certame remonta a 1996, quando Lúcia Moniz ficou em sexto lugar com “O meu coração não tem cor”. Portugal tinha participado 49 vezes sem nunca atingir o pódio.

Celebrar a diversidade e questões LGBT na Ucrânia

euro.png

 

Tem sido uma semana de muita excitação e ansiedade. Muita alegria para uns e desilusão para outros mas a Eurovisão é um concurso e só pode haver um vencedor. Aqui, em Kiev, sente-se bem a energia não obstante tem havido tempo também para fazer um pouco de turismo.

Ataque homofóbico em Lisboa

Ataque homofóbico em Lx.jpg

Para Dária, Daniel e mais um amigo a noite do último Sábado não correu como planeado. Após sairem de uma festa LGBT-friendly, já em plena rua e por volta das 06h30 da manhã começaram a ouvir "bocas": "Olha os paneleiros, com uma miúda, vão se todos enrabar com amiga!". Era o princípio de mais um ataque homofóbico.

Estátua em memória das vítimas da homofobia descerrada a 17 de Junho (corrigida)

António Serzedelo.jpg

A notícia tinha sido avançada em primeira mão pelo dezanove em 2016. Em 2017 torna-se realidade: as vítimas da homofobia terão uma escultura de homenagem no Príncipe Real em Lisboa.

As expectativas do Festival da Eurovisão

Portugal Eurovisão 2017.jpg

A excitação instala-se, as expetativas intensificam-se, a tensão por antecipação começa como sempre antes de qualquer espetáculo da Eurovisão. Todas e todos torcem pelo seu país e/ou canção preferida. Só hoje, ao final da noite saberemos quem fica aprovado e quem não.

 

 

Embaixada da Austrália em Portugal associa-se ao Dia Contra a Homofobia e Transfobia

austrália IDAHOT Portugal 17 maio.jpg

No contexto do Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (IDAHOT - Internacional Day Against Homophobia and Transphobia), a Embaixada da Austrália em Portugal está a realizar uma campanha de sensibilização nas redes sociais sobre direitos LGBTI. 

 

"É através do activismo que as coisas realmente mudam"

18191346_1869260633333431_1950718448_n.jpg

Exactamente um mês depois das primeiras notícias que deram conta do terror que se está a viver na Tchetchénia e que motivaram indignação internacional, o dezanove.pt entrevista os responsáveis pelo colectivo "Um activismo por dia" (UAPD). Poucos dias depois das notícias, um grupo até então então desconhecido do grande público organizou um protesto frente à Embaixada da Federação Russa, em Lisboa. Quem são e o que pretendem estes jovens que chamaram a atenção em Portugal para o desrespeito grosseiro de Direitos Humanos a quase 6000 quilómetros de distância?