Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"Os Moedeiros Falsos" de André Gide, Prémio Nobel de Literatura em 1947

os moedeiros falsos andré gide

Novidade editorial reimpressa pela Bertrand Editora.

Sinopse: Um grupo de jovens com ambições literárias aproxima-se do conde de Passavant, homem de letras vulgar e de moral duvidosa que deseja manter sob a sua influência talentos promissores como Bernard e Olivier.

ONU dá passo histórico para proteger os direitos de pessoas intersexo

pexels-katie-rainbow-🏳️_🌈-8428983 (1).jpg

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas aprovou, no dia 4 de Abril, a sua primeira resolução de sempre que aborda especificamente a discriminação, a violência e as práticas nocivas contra pessoas com variações inatas das características sexuais. Tratando-se da primeira iniciativa do tipo aprovada pelo órgão internacional, activistas intersexo consideram este um momento histórico.

 

Passos Coelho apresentou livro "Identidade e Família", que ataca “a ideologia de género” e “a cultura de morte”

identidade e familia

O antigo primeiro-ministro do PSD apresentou esta segunda-feira um livro com textos que alertam contra a “destruição da família” tradicional e a "ideologia de género". André Ventura marcou presença no evento e sugeriu a candidatura de Pedro Passos Coelho à Presidência da República.

A Esquerda acusa Passos Coelho por apresentar um livro “machista, homofóbico e anti-liberdade”. Vários sectores consideram o livro "anti-progressista".
 

Congresso para jovens em Fátima junta Maria José Vilaça e um "ex-gay"

Maria José Vilaça ex gay

A congregação religiosa Família do Coração Imaculado de Maria decidiu realizar um congresso dirigido a jovens com o tema "Homens e Mulheres de verdade". Durante três dias estão marcadas conferências sobre homossexualidade, transexualidade e questões de género, entre outros temas. O evento realiza-se em Fátima entre 12 e 14 de Abril. 

 

 

"Nos últimos anos, o egoísmo tem vindo a ultrapassar a empatia"

hélder bértolo

Há 50 anos, a 13 de Maio de 1974, poucas semanas após o 25 de Abril, o Movimento de Acção Homossexual Revolucionária, publicava o Manifesto «Liberdade para as Minorias Sexuais», de que o fundador da Opus Diversidades (ex-Opus Gay), António Serzedelo, era um dos subscritores.

 

 

Festival franco-ibérico de coros LGBT+ celebrou a diversidade em Paris

coro colegas

Paris foi palco de um evento vibrante e colorido que celebrou a diversidade e a música: o Festival Franco-Ibérico de Coros LGBT+. Entre os dias 28 e 31 de Março, a cidade luz acolheu coros da Península Ibérica e de França, num encontro pautado pela celebração da diversidade e da multiculturalidade.

 
 

A Jacques e a queerização das ruas do Império 

jacques costa

Ora bem, temos o saber e temos o poder. Um não existe sem o outro. O saber é um emaranhado de teias tecidas por diversos actores das mais variadíssimas áreas e tem como função validar conceitos e legitimar comportamentos, estabelecendo, assim, quais os ingredientes ao dispor do humano pensante para que este possa formular as novas verdades que chegam em catadupa e que vão regendo a vida dos povos; esclareça-se que, muito embora a verdade, socialmente produzida e reproduzida, não seja sempre propriamente científica, porque não foi directamente formulada por agentes científicos, aquilo que permitiu que a ela se chegasse, os tais ingredientes ao dispor do humano pensante, é científico, no aspecto em que emergiram das verdades autorizadas e postas a circular pelos círculos de sabedores que exercem ciência.

 

Bia Ferreira estreia-se a cantar rap no MusicBox: A Tecnologia Afecto como forma de luta

bia ferreira

No início da noite, foi Umafricana que esteve a cargo, com propostas de DJing de swing africano. A sala do Musicbox foi se enchendo para mais um concerto de Bia Ferreira. As conversas eram preenchidas pela vontade de ver a estreia da cantora brasileira, fundadora da igreja “Lesbiteriana”, no rap (sigla das palavras inglesas "rhythm and poetry").