Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Erlingur Óttar Thoroddsen: “O género de terror tem muitas conexões com um público LGBT” (com vídeo)

 

Rokkur_Rift_Erlingur Óttar Thoroddsen.jpg

 

Está quase a chegar mais uma edição do MOTELX. Entre outros filmes LGBT, este ano será apresentado, “Rökkur” de Erlingur Óttar Thoroddsen. O dezanove conversou com o jovem realizador islandês sobre a sua relação com o cinema, o cinema de terror e o cinema LGBT.

 

 

“Eu, Michael Glatze, já não me identifico como gay” (com vídeo)

 

O Meu Nome É Michael.jpg

 

 

O filme que retrata a história de Michael Glatze, um activista dos direitos LGBTI que é “salvo” da sua homossexualidade depois de encontrar Deus, chega finalmente a Portugal. Estreia a 31 de Agosto em exclusivo nos Cinemas Monumental em Lisboa.

 

A corajosa história de Dalia Al-Faghal, a primeira lésbica assumida do Egipto (com vídeo)

egipto.jpg

Um vídeo de quase três minutos está a circular nas redes sociais do Egipto com uma declaração forte logo na abertura: “Olá ... Eu sou a lésbica mais odiada no Egipto”. A mensagem é da jovem egípcia Dalia Al-Faghal, que em Julho se declarou como lésbica no Facebook, tornando-se assim na primeira cidadã do país a declarar-se publicamente como homossexual. 

O que retive do caso dos Livros de Actividades da Porto Editora

 

carlos reis.png

 

Do que retive do caso ridículo dos tais Livros de Actividades da Porto Editora foi a dimensão inusitada que esse magno assunto alcançou. Afinal comprovou-se queos exercícios eram de igual complexidade para os meninos e para as meninas e afinal o exemplo dado para convocar a indignação da brigada das Capazes era um exemplo insidioso e sustentado numa habilidade desonesta. Restaria a objecção, natural e óbvia, das razões para existência separada, de livros de actividades para rapazes e raparigas. Um universo binário a azul e outro a rosa a perpetuar "estereótipos de géneros".

 

 

Novo projecto para séniores LGBT em Lisboa

 

lgbt senior.jpg

 

Apoio psico-social, tertúlias e despertar consciências são algumas das áreas de actuação do novo projecto LGBT Seniores: Contrariar Tendências, Eliminar Estigmas, da responsabilidade da associação Opus Gay. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

 

 

Identidade e opressão

banner opiniao_Samuel F Pimenta.png

Graça Fonseca, Secretária de Estado da Modernização Administrativa, falou abertamente da sua homossexualidade numa entrevista. Se vivêssemos num mundo ideal, sem estigmas e violência, nada disso importaria. Mas ainda é necessário falar de homossexualidade, não numa lógica de quem faz o quê com quem (isso é da esfera íntima), mas na óptica da identidade (essa da esfera pública), tal como é necessário falar da identidade cultural, religiosa, étnica, ou outras que são alvo do preconceito da sociedade. E sempre com a consciência de que essas identidades são apenas uma dimensão do que se é na totalidade enquanto indivíduo. Como a própria Graça Fonseca afirma na entrevista ao DN, «na verdade não é uma questão da privacidade, é uma questão de identidade. Que é dizer “eu sou morena e tenho olhos verdes e sou isto”. Aquilo que se faz com ser morena e de olhos verdes é que é uma questão da tua vida privada.»

 

Estive no Pride do Uganda. A luta continua

Matt Beard All Out.png

Enquanto esperava pelo táxi no Aeroporto de Entebbe, enchi o peito de orgulho e esperança pela Marcha do Orgulho LGBT 2017 de Uganda. Nos próximos dias, finalmente, as pessoas LGBT iriam reunir-se numa série de eventos para celebrar o espírito de comunidade, diversidade e orgulho. Momentos assim são raros e preciosos no Uganda. As pessoas LGBT têm pouquíssimas oportunidades, quando muito, de sentir a força de uma acção comum. A Marcha do Orgulho é um combustível para activistas que enfrentam todas as adversidades para lutar pelos seus direitos.

 

 

A primeira política portuguesa que assume ser homossexual

Graça Fonseca.jpg

Graça Fonseca, secretária de Estado da Modernização Administrativa, deu uma extensa entrevista ao Diário de Notícias. Fonseca, uma das responsáveis pelo Simplex e pelo Orçamento Participativo de Portugal aborda, entre outros, o tema da discriminação. Na entrevista, conduzida por Fernanda Câncio, Graça Fonseca assume ser homossexual e explica o por quê da importância desta afirmação política.

 

Ganha uns calções de banho ‘Meander’

PanosEmporio_Meander_Image_1295kr_149€.jpg

A colecção de banho para homem “Meander” da marca sueca Panos Emporio já chegou a Portugal. Inspirada na forma como os jogadores de futebol usam os calções de banho na praia para um bronzeamento total na perna, está agora disponível em Portugal, nos Grandes Armazéns El Corte Inglés de Lisboa.