Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A capa que está a causar furor nas redes sociais brasileiras

revista Galileu género.jpg

Criada em 1991 com o nome “Globo Ciência”, a revista mensal do grupo Editorial Globo aborda questões relacionadas com Ciência, Tecnologia e Comportamento.

 

Em Setembro de 1998 a revista passou pela primeira grande transformação e foi rebaptizada com o nome “Galileu”.

O projecto reinventou-se ao longo dos anos. Com a entrada em Novembro de 2015 a revista apresenta uma nova imagem e conceito com uma capa que está a gerar uma enorme repercussão nas redes sociais.

O assunto abordado ainda é tabu - a identidade de género. A revista questiona os leitores “Por que tanto preconceito e desinformação continuam rondando o tema?” e afirma “Daqui para a frente, nossa missão é usar a ciência para explicar o mundo e, acima de tudo, para te ajudar a mudá-lo.”

O post da nova capa da revista no Facebook já conta com milhares de likes, partilhas e comentários e divide opiniões. Se por um lado a capa é muito comemorada também existe uma elevada percentagem de pessoas que criticam a escolha do tema e a sua abordagem.

Num país conservador e com um índice elevado de crimes homofóbicos e transfóbicos a revista “Galileu” teve a ousadia de trazer para a discussão pública um tema pertinente na tentativa de transformar mentalidades.

Uma coisa é certa esta capa já entrou na história da revista. 

 

Carlos Maia