Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A emocionante história de Francisca (com vídeo)

Francisca e Eugénia Martins

Francisca Martins, de 61 anos, apresentou a sua história de vida no programa da Cristina Ferreira na SIC: Uma mulher transexual que mudou a sua identidade aos 56 anos de idade. "Não é por ser uma mulher transgénero que sou diferente de ninguém. Sou igual a milhões de outras mulheres portuguesas" disse em directo.

 

No programa das manhãs da SIC, Francisca explicou que continua a viver com o apoio da sua mulher, Eugénia. Ambas estão casadas há 39 anos. Eugénia, visivelmente emocionada, relatou como foi acompanhar a transição de Francisco para Francisca, e que lhe pediu  para manter a sua "voz de homem".

No programa interveio também uma das filhas de Francisca e Eugénia, Sabrina, que acabou por compreender a situação do pai pois considera que todas as pessoas "devem ser felizes à sua maneira". 

Antes de rematar a entrevista, Cristina Ferreira fez também questão de se referir à intimidade do casal mencionando a genitália de Francisca. 

Há pouco mais de um ano e meio, o dezanove.pt expunha o caso de discriminação transfóbica a que Francisca estava a ser alvo por parte da Universidade Lusíada no Porto. Os serviços da universidade exigiam, à data, 400 euros para mudar a sua identidade no certificado de habilitações, além de querer que Francisca apresentasse uma declaração que comprovasse a alteração de identidade, que ocorreu em 2014.

Francisca Martins é licenciada em Direito, fez formações em questões de identidade de género e violência doméstica. Por várias vezes disse que após a mudança de identidade, se sentia feliz e a receber o amor da sua família.

 

Podes ver o excerto do programa desta quarta-feira aqui: https://sic.pt/Programas/o-programa-da-cristina/videos/2019-10-02-O-marido-de-Eugenia-mudou-de-genero-aos-56-anos-Continuamos-a-ser-um-casal