Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A estreia do português Anthony Bleu: “Várias pessoas aconselharam-me a não me lançar como artista gay” (com vídeo)

anthony.jpg

O artista português Anthony Bleu acaba de lançar a sua primeira música, “Secret Affair”. Por detrás deste projecto está André Tavares, de 20 anos, natural de Gaia e estudante de Artes Performativas na Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa (ESTAL).

 

Em declarações ao dezanove, Anthony Bleu (nome artístico de André Tavares) explica por que decidiu apostar numa música de estreia dedicada à relação entre dois jovens: “Com este vídeo e com a minha música espero conseguir inspirar alguém a libertar-se das amarras. Não há amor sem liberdade. Nem liberdade sem amor.”

É desta vontade de combater o preconceito que nasce “Secret Affair”, que inclui um vídeoclipe produzido pelos MLN Studios. “Várias pessoas aconselharam-me a não me lançar como artista gay, porque não ia ter 'sucesso'. O que era suposto fazer? Viver uma mentira? Não fazia sentido fingir ser algo que não sou. Ainda menos nas minhas músicas, nos meus vídeos, onde conto as minhas histórias”, reforça. E prossegue: “Sempre lutei por aquilo que acredito. E acredito na igualdade, apesar de existirem pouquíssimos artistas 'openly gay' na indústria musical e de terem pouca presença nas rádios, na televisão e nos festivais. É preciso não haver medo, é preciso lutar contra este estigma.  Não consigo ficar parado ao saber que a homofobia ainda existe, e esta é a minha forma de a combater. Tenho amigos que vivem com medo de assumirem quem são, então vivem no escuro, receosos que o mundo não os aceite. Assusta-os o bullying, a rejeição, a injustiça”, confessa.