Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A tua agenda para Domingo, 17 de Maio

Dia Luta Homofobia 17 Maio Lápis de Cor Arco-Íri

No próximo Domingo assinala-se o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e Transfobia. Conhecido internacionalmente como IDAHOT (International Day Against Homophobia and Transphobia), ainda não é reconhecido oficialmente em Portugal. O IDAHOT celebra-se neste dia por ser a data em que a Organização Mundial de Saúde retirou, em 1992, a homossexualidade da sua lista de doenças mentais. 

No nosso país são principalmente as associações e colectivos de defesa dos direitos das pessoas LGBT a alavancar a importância de lutar contra contra as fobias com base na orientação sexual e identidade de género. 

Fica a par das iniciativas que se vão realizar em Portugal, porque é necessário que todas e todos saibam, e não esqueçam, que a homo/bi/transfobia ainda existe e tem de ser combatida.

 

Lisboa

A rede ex aequo irá comemorar a efeméride com uma ação de Abraços Grátis contra a discriminação, em Lisboa. Durante duas horas, dezenas de voluntários estarão pelas ruas de Lisboa a oferecer um abraço e um saco com material informativo a quem passa, e explicar como é importante comemorar este dia. 

Os jovens da rede ex aequo vão dar abraços contra a discriminação de lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo das 17h às 19h, em frente à estação de comboios do Rossio. Para além dos voluntários, contarão com a presença da Peperan e do Lorenzo e Pedro.

A rede ex aequo irá ainda enviar ao Ministério da Educação o Relatório do Observatório de Educação LGBT 2014. Para além disso os jovens LGBTI irão evocar momentos da campanha  #QuebraOSilêncio  que pretende sensibilizar contra  a homo/bi/transfobia e incentivar a denúncia de agressões com base na orientação sexual e/ou expressão de género.

 

A associação AMPLOS escolheu a Quinta da Flamenga, em Lisboa, para pintar um mural com as cores do arco-íris. A iniciativa subordinada ao tema "Ao teu lado seremos mais" começa às 11 horas e prolonga-se até às 17 horas. Pelo meio haverá um piquenique. Todos são bem-vindos a aparecer. Evento no Facebook aqui

 

A ILGA Portugal vai marcar presença no Miradouro de São Pedro de Alcântara. Em colaboração com a Junta de Freguesia da Misericórdia, o miradouro lisboeta vai ter de animação, música e festa.  

Programa do Arco-Íris no Miradouro:
10h - 19h > Mercado "Portugal Real"
a partir das 15h > DJ Almada Guerra, DJ popsucker e coro CoLeGas
a partir das 16h > piquenique

 

Não no dia 17, mas dois dias antes, a Comissão Para a Cidadania e Igualidade de Género organiza um seminário evocativo subordinado ao tema "Crimes de Ódio contra Pessoas LGBT".

Quando e onde? Sexta-feira, 15 de Maio, às 9h30, no Auditório do Espaço «atmosfera m», na Rua Castilho, n.º 5, em Lisboa. Programa aqui

 

 cartaz marcha coimbra.jpg

Coimbra

6ª Marcha Contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra

Domingo, 17 de Maio às 17:00.

Início: Jardins do Mosteiro de Santa Clara a Velha (junto à ponte de Santa Clara)

 

3º Encontro Nacional de Jovens Trans. Adiado para o fim-de-semana de 10 a 12 de Julho. Organizado pela associação rede ex aequo exclusivamente para jovens trans. Informações aqui.

 

Ponta Delgada

guarda-chuva.jpg

A Marcha Mundial Mulheres vai organizar, em conjunto com a Pride Azores, a instalação: "Que história esconde um guarda-chuva?". Nas Portas do Mar. Informações aqui.

 

sangue todo igual.jpg

A associação Pride Azores lança a campanha digital "O Sangue é todo igual". 

 

 

Entrega no Parlamento da petição pela criação do Dia Nacional de Combate à Homofobia e Transfobia em Portugal

 

Em actualização. Envia sugestões de eventos para dezanovept@gmail.com

 

1 comentário

Comentar