Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Actor despe-se para combater a homofobia e apoiar filme lituano

Denisas Kolomyckis - Foto de Luís Carvalho.jpg

Há algumas semanas, o realizador Romas Zabaraukas, de 24 anos, agitou a imprensa lituana ao prometer despir-se para promover a campanha de crowdfunding da sua próxima longa-metragem “You Can’t Escape Lituania”.

Romas foi comentado não só pela sua coragem em apoiar os direitos LGBT na Lituânia, mas também pela sua falta de modéstia no diz respeito a mostrar o seu corpo. O realizador já arrecadou mais de 14,727 dólares, mas o montante não é suficiente – a campanha acaba a 3 de Dezembro e precisa de atingir os 20 000 dólares para o filme ser produzido.

Num movimento inesperado, o protagonista do filme, Denisas Kolomykis, decidiu despir-se também, mostrando o seu inteiro apoio ao realizador. O actor partilhou as suas fotos com o mundo, esperando que Zabarauskas atinja o montante necessário. As fotos foram tiradas na região de Coimbra, onde o actor trabalha como diretor artístico da associação RAIZVANGUARDA.

 “Eu apoio o filme de Romas Zabarauskas em todos os sentidos. Se um simples rabo pode ajudar a produção de um filme, porque não mostrá-lo? Ele ter decidido despir-se para o filme é uma chamada de atenção para todos aqueles que acham que a Europa de Leste precisa de uma mudança no que diz respeito aos direitos LGBT”, afirma Denisas Kolomyckis.

No filme, Denisas Kolomyckis irá interpretar nada mais nada menos que uma versão ficcional de Romas Zabarauskas. A narrativa é egocêntrica, diz o realizador. Romas irá ajudar uma boa amiga, a actriz Indre (interpretada por Irina Lavrionic) a fugir da Lituânia, após esta matar a sua mãe e roubar todo o seu dinheiro. Romas vai acompanhado do seu escaldante namorado mexicano Carlos (Adrian Escobar). Já na estrada, Romas lança um ultimato: ou Indre aceita actuar num último filme experimental ou este chamará a policia.

Denisas Kolomyckis, de apenas 22 anos, é o mais influente artista performativo na Lituânia, tendo levado mais de uma centena de performance a países como o Reino Unido, França, Geórgia, Arménia, Rússia, Alemanha ou Estados Unidos da América.

Denisas Kolomyckis - Lituania.png

Kolomyckis trabalhou com o avô do cinema avant garde americano Jonas Mekas, foi assistente de Sarunas Bartas e participou em filmes de Gabriele Salvadores, Ignas Miskinis e Jurate Samulionyte.

No último filme de Zabarauskas, We Will Riot, Kolomyckis interpretou Jonas, o namorado de Andy, tendo feito história ao protagonizar o primeiro beijo gay do cinema lituano.

Romas Zabaraukas venceu em 2012, com a curta Porno Melodrama, o Bushwick Film Festival, em Nova Iorque, após esta ter estreado no Festival de Berlim. Em 2013 foi noticia por ter desviado as atenções de Brad Pitt, aparecendo na estreia do seu filme, em Moscovo, com uma t-shirt em defesa das Pussy Riot.

 

Foto de Denisas Kolomykis: Luís Carvalho