Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

All Out lança observatório para combater as terapias de conversão

Cura Gay Terapia Conversão.jpg

Imagina que descobrias que alguém da tua família ou amigos estava a ser torturado com choques eléctricos porque amava alguém do mesmo sexo. Já ouviste falar de pessoas ou instituições que consideram que amar alguém do mesmo sexo é uma “doença” ou ser algo que “precisa de uma cura” e que precisa de “medicação”?

Os exemplos descritos podem parecer surreais para muitos, mas a verdade é que um pouco por todo o mundo existem clínicas, consultórios, seminários ou conferências onde as práticas de teoria de conversão de orientação sexual são realizadas. Recorde-se que no passado mês de Abril, Portugal acolheu uma conferência em que o psicoterapeuta norte-americano Richard Cohen veio alegadamente explicar como se pode "curar" a homossexualidade.

A ONG All Out decidiu lançar um Observatório de combate a existência destes locais e eventos, que constituem uma fraude e vão contra os Direitos Humanos. O observatório Gay Cure Watch é uma plataforma online onde qualquer pessoa pode denunciar este tipo de tratamento. O objectivo é pressionar o cancelamento deste tipo de actividade.

A ONG já conseguiu várias vitórias em todo o mundo, entre as quais se contam a suspensão de um aconselhamento que promovia a teoria de conversão junto de jovens no Estado da Califórnia; o encerramento de clínicas deste género no Equador; levar países como a França ou a Argentina a condenar esta prática perigosa; a remoção do iTunes de uma app que prometia a "cura gay"; impedir que um jovem chinês fosse internado numa clínica para o “curar” e até evitar que uma medida que legalizaria a “cura gay" fosse implementada no Brasil.

 

Paulo Monteiro