Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Amares atribui medalha de ouro de mérito a António Variações

variaçoes.jpg

A Câmara de Amares decidiu atribuir, a título póstumo, a medalha municipal de mérito, grau ouro, a António Variações, que era natural da freguesia de Fiscal naquele concelho do distrito de Braga.

A proposta, assinada pelo vereador da Cultura e aprovada por unanimidade, refere que António Variações "orgulha e envaidece" o concelho, "projecta" o município e "gratifica" as suas gentes, refere a agência Lusa.

"De grande tenacidade e vontade determinada, destacou-se em vida pela sua criatividade e pelo seu pensamento livre. Depois da sua morte, transformou-se num símbolo de liberdade, de criatividade e de determinação", refere a proposta. "As letras de algumas das suas canções levam-nos a um imaginário afectuoso e vivo, de uma poética em que nos revemos", lê-se no mesmo documento.

A medalha municipal de mérito é atribuída no ano em que António Variações faria 75 anos e ocorre dias antes da estreia do filme “Variações”, agendado para 22 de Agosto. António Variações nasceu em Fiscal, Amares, em 3 de Dezembro de 1944 e morreu em Lisboa em 13 de Junho de 1984.