Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

António Variações homenageado em Amares e Braga

144841030713429.jpg

 

Amares e Braga irão prestar homenagem ao cantor António Variações, nos próximos dias 3 e 4 de Dezembro, por ocasião do septuagésimo primeiro aniversário do seu nascimento.

“Em torno do aniversário do seu nascimento -- a 3 de Dezembro de 1944 no lugar de Fiscal, Amares -- pensou-se num conjunto de atividades que procuram ilustrar não apenas o valor decisivo da sua obra como a sua continuada influência nos destinos musicais e artísticos das novas gerações" anunciou a organização.

A Galeria de Artes e Ofício de Amares acolhe no dia 3 de Dezembro, uma exposição da autoria de Teresa Couto Pinto, que conta com 30 fotografias, muitas delas inéditas. O mesmo espaço recebe pelas 21h30, a palestra “António Variações e o poder do sonho” de Manuela Gonzaga, autora da biografia do cantor. O evento conta ainda com a presença do jornalista Rui Miguel Abreu autor de diversas reportagens sobre o percurso musical de António Variações. 

No dia 4 as comemorações transitam para o Theatro Circo, que pelas 21h30, acolhe o espetáculo “Variações - Entre Braga e Nova Iorque”, que conta com a participação de Samuel Úria, idealizador do tributo e Tiago Cavaco, Selma Uamusse e Rui Pregal da Cunha. Este concerto é uma viagem pelo universo musical do cantor. A festa prosseguirá no foyer do Theatro Circo com DJ Rui Miguel Abreu.

António Variações faleceu precocemente aos 39 anos, em 1984, mas continua vivo no imaginário dos Portugueses. Com a sua ousadia revolucionou a música nacional e ao logo das últimas décadas o seu trabalho foi revisitado por diversos músicos.

 

Carlos Maia