Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Ataques a Putin: e protestar sem menosprezar as mulheres ou os transgéneros?

Os protestos contra as decisões do governo de Vladimir Putin relativas à população LGBT russa, metem o próprio na mira de muitos activistas. Desde a aprovação da lei que criminaliza a “propaganda gay”, que o presidente russo tem sido alvo de duras críticas às suas decisões conservadoras.

 Com estes movimentos de protesto começaram a surgir na internet várias montagens que mostram fotos do presidente russo com maquilhagem, assemelhando-o a uma drag-queen.

Este tipo de “protesto” tem sido contestado por activistas que consideram que ao assemelhá-lo a um travesti ou a uma mulher, o que se está a fazer é a contribuir para a discriminação e diminuição dessas características.

Eis alguns dos argumentos:

“Porque é que é vergonhoso ele parecer uma mulher?”

“Está-se a gozar com a feminilidade. Eu ser mulher ou expressar-me como mulher não deve ser automaticamente categorizado de ‘ridículo’ ou ‘fraco’.”

“É pouco coerente, mas habituei-me a ver as questões e direitos trans a serem ignorados a favor da popular agenda gay.”

“Nem todas as mulheres usam maquilhagem. Esta parece-me mais ser usada como se tratasse de um palhaço do que de um traço feminino. Acho que o objectivo não é assemelha-lo a uma mulher mas mais aproximá-lo do teatralismo exagerado usado por algumas drag-queens.”

 

E o que pensam os leitores do dezanove?

 

André Faria

 

Fonte: Trans Advocate

1 comentário

Comentar