Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Atenção Luanda, vem aí a festa Beautiful LGBT People

No próximo Sábado, dia 26 de Julho, na Ilha de Luanda (salão Hollywood), às 21 horas, o grupo The Divas vai organizar mais uma festa LGBT sob o tema Beautiful LGBT People. The Divas é um grupo formado por sete jovens determinados e sem medo. O dezanove conversou com Nizer Mértula, um dos integrantes do grupo, que nos elucidou sobre a festa das pessoas bonitas e sem medo.

"Organizamos essas festas com o objectivo de divertir as pessoas, abrir mentes e dar visibilidade aos temas LGBT", explica. Nizer Mértula afirma que "a nossa festa tem ajudado muitos jovens a perceber que, a homossexualidade não é uma coisa isolada." No passado mês de Junho, as The Divas organizaram à primeira edição da festa. Segundo Nizer Mértula, "esta festa foi a melhor já organizada por nós, porque finalmente conseguimos uma parceria, ao contrário das outras festas. Havia aproximadamente 250 pessoas. Tivemos muito glamour, gente bonita, alegre, sentimos uma evolução em todos os aspectos". Nizer Mértula acrescenta que, para esta segunda edição do Beautiful LGBT People, pretende repetir o sucesso da primeira festa, mas a uma "escala maior". O organizador diz ainda que "hoje a nossa festa não é só frequentada pela comunidade LGBT, os simpatizantes também nos acompanham nesta luta".

O sucesso de uma festa, muitas vezes, está associado aos patrocínios de marcas comerciais e sobre isso há ainda muito a fazer. "Os nossos pedidos de patrocínio nunca foram aceites, porque as empresas ainda não estão à vontade para verem as suas marcas associadas a uma festa LGBT, mas como nunca cruzamos os braços. Encontramos sempre alternativas, como empréstimos, para não deixar a luz no fundo do túnel apagar-se", considera.

Os músicos que participam nas festas são também conhecidos como activistas sociais, capazes de abrir mentes com as letras cantadas e a sua presença. Por isso, Nizer Mértula refere que "já é possível ter cantores conceituados a actuarem nas nossas festas sem qualquer preconceito, portanto venha festejar connosco". A aceitação de um cidadão, cultura e identidade numa sociedade é feita de diversas formas, mas as The Divas usam aquilo que caracteriza o povo angolano, "a festa", como espaço para abrir mentalidades. "Com as nossas festas, estamos a conseguir fazer com que as pessoas falem sobre o assunto LGBT sem tabu", defende. No final da conversa com o dezanove, Nizer Mértula deixa um recado: "Estaremos aqui para fazer a nossa parte, portanto, deixa o preconceito para lá e vem se divertir".

Noé João

5 comentários

Comentar