Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Atletas nus contra a homofobia no desporto (com vídeo)

Remadores Nus Contra Homofobia.jpg

A equipa masculina de remo da Universidade de Warwick, Inglaterra, posa nua anualmente, desde 2012, para um calendário. O tema deste ano são os estereótipos de masculinidade relacionados com o desporto e homofobia da sociedade. 

No site da equipa os responsáveis destacam que “provavelmente serão mais conhecidos no mundo pelos calendários em que aparecem nus, mas também são uma equipa que pratica desporto à séria e que tem produzido remadores de classe mundial e olímpica”. O calendário  é vendido em mais de 70 países e é muito conhecido entre a comunidade gay.

Laurence Hulse, dos Warwick Rowers, afirma que “os calendários começaram como uma maneira de conseguir dinheiro para o clube, mas foram os gays que nos levaram a alcançar  um público muito maior. Isso permitiu-nos continuar a prática desportiva e nós quisemos retribuir um pouco essa atitude” angariando fundos para a Sport Allies, “um projecto que tem como objectivo fazer do desporto de equipa mais inclusivo para jovens LGBT”. O mesmo responsável considera que  “de certa forma, as pessoas LGBT são constantemente excluídas do desporto porque não se sentem confortáveis naquele ambiente.” Hulse prossegue: “Os balneários são fortemente homofóbicos assim como o próprio mundo do desporto, então a ideia surgiu para ajudá-los a fazer parte do desporto, assim como eles nos ajudaram”.

Warwick Rowers.jpg

Quanto confrontados com o facto de serem bastante conhecidos entre gays os remadores afirmam: “Quando alguém nos pergunta se nos importamos de ter fãs gays, nós nem entendemos a pergunta… Porque é que haveríamos de nos importar?”

 

Fotos: Warwick Rowers

Marta Santos