Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Bermudas revogam casamento entre pessoas do mesmo sexo

bermudas.jpeg

 

O governador das ilhas Bermudas, John Rankin, promulgou uma lei que vem substituir a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo, legalizando as parcerias domésticas deste território britânico. A nova lei tinha sido aprovada pelo senado deste território britânico ultramarino, em Dezembro do ano passado.

As Bermudas, situadas nas Caraíbas, têm cerca de 66 mil habitantes. O governo defende que esta mudança de lei assegura o “reconhecimento e a protecção dos casais do mesmo sexo", declarou o ministro de Assuntos Internos, Walton Brown, em comunicado. "A lei visa encontrar um equilíbrio justo entre dois grupos actualmente irreconciliáveis ​​nas Bermudas, reiterando que o casamento deve ser entre um homem e uma mulher, ao mesmo tempo que reconhece e protege os direitos dos casais do mesmo sexo". O governo local argumenta ainda que decorreu um referendo, pouco participado, sobre o assunto, onde a tese revogação da lei do casamento igualitário saiu vencedora.

O colectivo Rainbow Alliance of Bermuda considera que o governo local cedeu a “lobistas religiosos conservadores". "Ainda esperamos receber os visitantes do LGBTI na nossa bela ilha, mas entendemos que muitos se recusarão a viajar para um lugar onde serão vistos como cidadãos de segunda classe", referiu o mesmo grupo. No Parlamento de Londres já se tinham ouvido vozes contrárias à mudança de lei, já que a lei cria desigualdades entre cidadãos britânicos. 

Recorde-se que a aprovação da Proposição 8 em 2008 revogou o casamento igualitário no estado da Califórnia. No entanto, após uma batalha jurídica, o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado em todo o território dos Estados Unidos.