Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Brendan Jordan considera ter género fluído e Andreja Pejic fala de como foi nascer diferente (com vídeos)

Brendan-Jordan-HRC.jpg 

Brendan Jordan, de que falamos aqui, revelou na última semana mais detalhes sobre a sua identidade. Brendan considerou-se “gender fluid” durante uma conferência da Fundação para os Direitos Humanos (HRC - Human Rights Campaign) quando apresentava a modelo trans Andreja Pejic.

A modelo foi convidada para a conferência Time to Thrive (Tempo de Prosperar) para dar o seu testemunho de como foi crescer sentido-se diferente. A modelo revelou em 2014 que desde os 13 anos de idade lutava pela sua identidade. Foi há dois anos que a conhecida modelo andrógina, agora com 24 anos, decidiu mudar de nome para Andreja e passou a identificar-se como mulher.

Andreja Pejic.jpg

Já o jovem Brendan Jordan de 16 anos aproveitou a ocasião pública para se expressar sobre o seu género: “Tal como a maioria dos adolescentes, ainda estou à procura de saber mais. Estou perto de me identificar como um membro, ou parte da, comunidade trans. Não posso, de facto, aplicar um rótulo, porque há dias, que o meu lado mais feminino, isto é o “ela” prevalece. Noutros dias não me apetece colocar a minha fantástica máscara e então aí o “ele” aparece. E sinto-me totalmente bem com isso. Não sei quem sou agora ou o que viu fazer no futuro, ou daqui a dez anos, porque ainda sou um adolescente. Gosto do sentimento que isso me dá e com quem sou. Apenas me identifico com ambos os géneros, pelo que posso responder com ambos os pronomes e sou feliz assim" disse. Posteriormente na sua conta do Twitter Brendan confirmou que considera ter género fluído.

Brendan tornou-se uma figura pública nos EUA depois de um noticiário ter passado imagens com Brendan em segundo plano. As expressões de Brendan rapidamente se tornaram virais. A sua personalidade extrovertida, o apoio da mãe e uma ida ao programa de Ellen DeGeneres fizeram o resto no percurso deste voguer com milhares de seguidores nas redes sociais.

 

 Paulo Monteiro

 

1 comentário

Comentar