Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Câmara da Lousã faz História ao homenagear pessoas transgénero

lousã.jpg

O edifício dos Paços do concelho da Lousã ficou iluminado na noite de 20 de Novembro com as cores rosa, azul e branco para assinalar a “importância de respeitar os cidadãos e cidadãs transgénero e a urgência de cessar os crimes de ódio”, justificou a autarquia no Facebook. A iniciativa, inédita a nível nacional, envolveu ainda várias juntas de freguesia.

No dia 20 de Novembro assinalou-se o Dia Internacional da Memória Trans que “existe porque ainda são cometidos crimes motivados pelo preconceito, contra pessoas que expressam a sua identidade de género”, referiu a autarquia. As cores escolhidas para iluminar o edifício “representam a bandeira da comunidade transgénero, que tem cinco listas horizontais: duas azuis claras, duas rosas e uma branca. As listas nas partes superior e inferior da bandeira são de cor azul clara - usada pela sociedade para representar os homens; as listas rosa são da cor que está estereotipada para as mulheres; a lista branca ao centro representa pessoas não-binárias, cuja identidade de género ou expressão de género não está limitada às definições de masculino ou feminino”, descreve a autarquia.

Esta iniciativa inseriu-se na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação “Portugal + Igual” e na iniciativa “7 Dias pela Igualdade” que está a ser dinamizada pela Câmara Municipal da Lousã, CLDS 4 G da Activar e por outros parceiros como as Juntas de Freguesia da Lousã e Vilarinho, das Gândaras, de Foz de Arouce e Casal de Ermio. Estas juntas de freguesia também iluminaram os seus espaços com estas cores e que o CLDS distribuiu pulseiras para apoiar as causas LGBTI.

O concelho da Lousã situa-se no distrito de Coimbra e tem cerca de 17.600 habitantes.