Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Canais TV Cine e TV Séries dedicam dia a temática LGBT

"Morrer Como Um Homem", "A Vida de Adèle" ou “Por Detrás do Candelabro” são apenas alguns dos filmes que vão passar na próxima quinta-feira, 18 de Setembro, na TV paga em Portugal. 

Os Canais TVCine vão exibir num só dia vários filmes relacionados com a temática LGBT, enquanto no canal TVSéries estreia, com episódio duplo, a nova série Looking. Noite dentro, este mesmo canal emite na íntegra a multipremiada mini-série Anjos na América.

Eis do que fala cada um dos filmes:

O primeiro filme a ir para o ar é "Vic + Flo Viram Um Urso", um thriller sobre uma mulher de 61 anos que, depois de sair da prisão, está pronta para começar uma nova vida. Ela decide fazer esse recomeço numa cabana isolada numa floresta do Quebeque, no Canadá, e a ela junta-se a amante de longa data, mas a nova vida não se mostra fácil...

 

"Morrer Como Um Homem" realizado pelo cineasta português João Pedro Rodrigues e protagonizado por Fernando Santos/ Deborah Kristal, um dos transformistas mais conhecidos de Lisboa – é exibido logo a seguir e conta a história de um travesti homossexual que luta contra a idade, contra transformistas mais novos que lhe querem roubar o lugar, contra a disfuncionalidade da relação com o filho e contra a pressão do namorado, que quer que ele mude de sexo. O filme foi muito bem recebido pela crítica internacional, integrou a secção Un Certain Regard em Cannes, tendo também feito parte das seleções oficiais dos festivais de Nova Iorque e de São Paulo. 

 

"Os Amantes Passageiros" O último filme escrito e realizado por Pedro Almodóvar mostra os comportamentos e confissões sensacionais da tripulação e dos passageiros a bordo de um avião em risco de cair. Quando a missão é transformar o voo o mais agradável possível enquanto aguardam por uma solução as pessoas desinibem-se e a comédia acontece…

 

O caminho do desejo, do prazer, da autodescoberta e do amor pode ser visto em "A Vida de Adèle". Adèle é uma aluna de liceu que começa a interessar-se por uma apaixonante rapariga de cabelo azul. Esta vai mostrar-lhe uma realidade diferente.

 

"Um Coração Normal" um filme cuja estreia absoluta em Portugal aconteceu nos Canais TVCine em Julho. Esta obra com o selo de qualidade HBO conta com um elenco de luxo liderado por Mark Ruffalo e remete-nos para Nova Iorque de início dos anos 80. Antes de haver um nome para a epidemia que estava a abater-se sobre a comunidade homossexual, houve uma voz a alertar para o flagelo. Um drama sobre os primórdios da sida baseado em factos verídicos.

 

Recordar o artista: Robert de Niro, Senior (estreia) Às 21:15 estreia o filme que o actor Robert De Niro fez em homenagem ao pai, Robert De Niro Sr., um artista com algum sucesso nos anos 40 e 50 mas que sempre viveu atormentado pela falta de reconhecimento da sua obra e em luta contra a própria homossexualidade. Recordar o Artista: Robert De Niro, Senior é também – tal como Um Coração Normal – uma obra tocante e pessoal com o selo de qualidade HBO, em estreia exclusiva em Portugal. Trata-se de um filme realizado pela jornalista Perri Peltz, que enveredou recentemente pelo documentarismo, e por Geeta Gandbhir, famosa documentarista já premiada com dois Emmys.

 

"Por Detrás do Candelabro". Protagonizado por Michael Douglas, este filme segue a vida de excessos e a relação amorosa que o pianista Liberace manteve durante vários anos com um homem muito mais novo (interpretado por Matt Damon).

 

Este especial de programação termina ao final da noite com "Interior. Leather Bar". Este filme – que o The New York Times considerou uma das melhores surpresas do Festival Sundance 2013 – conta com realização de James Franco e de Travis Mathews e consiste na reconstituição dos 40 minutos que foram cortados ao filme A Caça (1980). Passado no submundo do sadomasoquismo gay nova-iorquino, Interior. Leather Bar aborda a liberdade criativa e sexual e apresenta as cenas de sexo explícito similares às que foram cortadas há mais de trinta anos para que o thriller protagonizado por Al Pacino não fosse qualificado como pornográfico.

 

"Looking" Esta é também a noite de estreia no canal TVSéries – com direito a episódio duplo, a partir das 23:00 – da série Looking, uma produção da HBO que, à laia da comicidade, segue os dramas, amores e desamores de um grupo de jovens homossexuais – amigos entre si – a tentarem ser bem-sucedidos em São Francisco. Em Portugal esta série é exclusiva do canal TVSérie.

 

A multipremiada mini-série "Anjos na América" vai para o ar a partir da meia noite. São seis episódios que retratam a América dos anos 80 a partir da história de dois casais cujos relacionamentos se dissolvem, num cenário em que a propagação da SIDA causa mortes em grande escala e em que o país está sob grandes transformações sociais e políticas. Esta série, de cujo elenco principal constam nomes tão sonantes quanto os de Meryl Streep, Al Pacino, Emma Thompson, Justin Kirk e Mary Louise Parker, arrecadou mais de 30 prémios, incluindo 5 Globos de Ouro e 11 Emmys.

 

Fica a par de toda a programação detalhada aqui:

TVCine 2

10:40 Vic + Flo Viram Um Urso

12:20 Morrer Como Um Homem

14:30 Os Amantes Passageiros

16:00 A Vida de Adèle

19:00 Um Coração Normal

21:15 Recordar o Artista: Robert De Niro, Sr. (Estreia)

22:00 Por Detrás do Candelabro

23:55 Interior. Leather Bar.

 

TVSéries

23:00 Looking (Estreia com episódio duplo)

00:00 Anjos na América (mini-série completa)