Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Celebrar a diversidade e questões LGBT na Ucrânia

euro.png

 

Tem sido uma semana de muita excitação e ansiedade. Muita alegria para uns e desilusão para outros mas a Eurovisão é um concurso e só pode haver um vencedor. Aqui, em Kiev, sente-se bem a energia não obstante tem havido tempo também para fazer um pouco de turismo.

 

bandeiras.jpg

Deparei-me ontem no autocarro oficial da Eurovisão que percorreu Kiev que o lema “Celebrate Diversity” é algo que se leva a sério na cidade. Vê-se este lema não apenas nos cartazes da cidade mas sim também em cartazes explicitamente a apoiar a igualdade LGBT e que simboliza a inclusão duma cidade europeia, harmoniosa e bilingue ucraniano/russo. Os cartazes pró-igualdade estão bem visíveis na capital.

Depois da revolução Euromaidan de 2014 contra o presidente pró-Rússia, Yanukovych, o povo ucraniano escolheu a opção pró-Europa num movimento conhecido como o “Movimento da Dignidade”.

Esta revolução teve um efeito particularmente positivo para a comunidade LGBT do país, que infelizmente tem um historial de movimento LGBT marcado por homofobia, discriminação e crimes de ódio, A revolução marcou uma mudança positiva para a comunidade LGBT da Ucrânia. A Ucrânia pró-europeia quer em linha com uma política europeia mais inclusiva.

 

Crónica de Ricardo Duarte, em Kiev