Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Colectivos LGBTI juntam-se para apoiar as vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande

 incendio.jpg

Actibistas, GIS - Grupo Intervenção Solidário, não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, Panteras Rosa, PortugalGay.pt e PolyPortugal são as primeiras subscritoras de uma iniciativa que pretende mobilização da população LGBT e de organizações sociais no apoio às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande.

Para tal, foi criada uma conta bancária para juntar verbas que serão entregues a ONG e IPSS locais que intervenham juntos destas populações. O NIB/IBAN é PT50 0010 0000 5512 0130 0013 9.

Além disso, o grupo está a promover, no Espaço Intendente, do GAT, na Rua Antero de Quental, 8-A (na zona do Intendente, Lisboa) a recolher produtos médicos, como pomadas para queimaduras ligeiras (Biafine, Bepanthene, Fenistil, e outras), soro fisiológico (para lavagem dos olhos), compressas, ligaduras e fita adesiva médica.

“Num dos meses do ano mais importantes para as celebrações e eventos de visibilidade da comunidade LGBT portuguesa, bate-nos à porta a triste notícia da tragédia do incêndio em Pedrógão Grande. À expressão anual da nossa existência sobrepõe-se a urgência da solidariedade com as pessoas sinistradas e aquelas que perderam entes queridos e bens. Enquanto cidadãos, enquanto pessoas LGBT, enquanto movimentos que pugnam pelos direitos humanos e pela solidariedade, não podemos deixar de acrescentar às iniciativas de solidariedade já existentes a mobilização específica das nossas comunidades”, referem os promotores. O incêndio de Pedrógrão Grande deflagrou no mesmo dia em que decorria em Lisboa a Marcha do Orgulho LGBTI.

O CheckpointLX (Travessa Monte do Carmo, 2, Lisboa), também está disponível para receber donativos de segunda a sexta das 12 às 20h e aos Sábados das 14 às 18h.