Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Com Trump maioria acredita em retrocesso nos Direitos LGBTI

inquérito donald trump.png

A eleição de Donald Trump para a Presidência dos EUA deixou muitos incrédulos.

 

Apesar do voto popular ter dado mais de um milhão de votos de diferença a Hillary Clinton, é o resultado dos grandes eleitores que conta. Aqui Donald Trump foi esmagador - 290 votos eleitorais contra os 228 de Hillary no Colégio Eleitoral. Muitos falam que pode estar aberto o caminho para uma revisão do sistema eleitoral norte-americano.

As posições do candidato durante a campanha e o percurso do novo vice de Trump, Mike Pence, levantaram bastante polémica. Perante este cenário quisemos saber o que os leitores do dezanove.pt pensam sobre a eleição de Donald Trump no que concerne aos Direitos LGBTI.

Logo no dia a seguir a serem conhecidos os resultados questionamos: “A eleição de Donald Trump representa um retrocesso para os Direitos LGBTI?”

A maioria dos leitores do dezanove.pt (79 por cento) considera que esta eleição irá implicar retrocessos.

Recorde-se que a administração Obama foi uma das mais progressistas da história dos EUA. Por inúmeras vezes os direitos de gays, lésbicas, bissexuais e transgéneros foram mencionados em discursos oficiais, foi revogada a discriminação dos LGBTI nas forças armadas, permitiu-se a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em todos os 50 estados, entre várias outras medidas que tornaram Barack Obama numa das figuras mais proeminentes na defesa dos direitos das pessoas LGBTI.

Apenas 12,6 por cento acredita que esta eleição não irá implicar retrocessos na igualdade de direitos até agora alcançada nos EUA. Os restantes 8,4 por cento dos leitores ainda não tem uma opinião sobre o assunto.

Este inquérito esteve a decorrer online entre 9 e 17 Novembro e recolheu um total de 286 respostas.

 

Lê o artigo sobre as medidas que podem vir a ser revogadas pela administração Trump e fica a conhecer melhor o vice-presidente Mike Pence.

 

1 comentário

Comentar