Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Como vai ser a primeira presença de Portugal nos Gay Games

proudlyportugal gay games paris.jpeg

Os Gay Games – equivale a dizer os Jogos Olímpicos LGBTI friendly do mundo – arrancam já no próximo Sábado, em Paris. A 10ª edição desta iniciativa conta com uma comitiva portuguesa apoiada pelo Estado Português e pelas associações Variações e Boys Just Wanna Have Fun Sports Club (BJWHF).

Entre 4 e 11 de Agosto de 2018, realiza-se em Paris, a décima edição dos Gay Games, o maior evento desportivo do mundo, dirigido a atletas, artistas, músicos, entre outras pessoas associadas ao mundo LGBT. Os Gay Games são abertos a todas as pessoas que queiram neles participar, independentemente da sua orientação sexual. O evento reúne pessoas do mundo inteiro, sendo que muitos participantes chegam de países que criminalizam a homossexualidade. Esta edição conta com mais de 10.300 participantes que competem em 35 modalidades. Estes jogos pretendem combater a discriminação e defender o direito de envolvimento no desporto, política e cultura independentemente da orientação sexual, género, religião, idade, origem étnica, inclinação política ou habilidade artística/desportiva.

Pela primeira vez, uma delegação portuguesa, devidamente organizada pela Associação Desportiva Boys Just Wanna Have Fun Sports Club, irá participar em várias modalidades, em representação efectiva de Portugal. A comitiva nacional irá contar com 35 atletas que vão competir em atletismo, futebol, natação, voleibol (estas, modalidades da Associação), bem como ténis, dancesport e artes marciais, que serão praticadas por atletas que se juntam à comitiva nacional, embora residam noutro país, como é o caso da Camille de Assunção.

A acompanhar os atletas em competição, estará presente o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD),  João Paulo Rebelo, que marcará presença em algumas provas e participará no encontro com a comunidade portuguesa, numa cerimónia junto à Câmara de Paris, onde se realizará um espectáculo com o grupo Fado Bicha e onde será feita uma distribuição de uns típicos pastéis de nata ao público que assista ao espectáculo.

Todo este programa só é possível com o apoio o apoio da SEJD no âmbito da campanha “Desporto para todos”, com o apoio da Variações no âmbito da promoção de Portugal como destino LGBTI friendly através da campanha #proudlyportugal, com o apoio do Turismo de Portugal no encontro com a Comunidade Portuguesa e com o apoio da Junta de Freguesia da Misericórdia (Lisboa), com apoio logístico. A equipa de natação é patrocinada pela URHOME.

A cerimónia de abertura deste evento contará com a participação de Célio Dias, o judoca português que admitiu  recentemente a sua homossexualidade, que será o porta-estandarte do continente europeu. 

 

Notícia corrigida às 18:00

 

1 comentário

Comentar