Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Confirmados Queer Lisboa e Porto em 2020

Queer Lisboa 24 & Queer Porto 6 (baixo).jpg

 

O Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, confirmou a realização da sua 24.ª edição, a decorrer de 18 a 26 de Setembro, no Cinema São Jorge e com uma sessão especial na Esplanada da Cinemateca Portuguesa. Também o Queer Porto anunciou a realização da sua 6.ª edição, que acontecerá de 13 a 17 de Outubro, no Teatro Rivoli e com uma programação paralela na “Casa Comum” da Reitoria da Universidade do Porto.

 

O festival irá seguir as normas da DGS para eventos culturais. O orçamento inicial previsto de 147 mil euros viu-se reduzido ao valor de 117 mil euros. 

Os festivais irão manter integralmente todas as suas secções competitivas: Competição para Melhor Longa-Metragem, Competição para Melhor Documentário, Competição para Melhor Curta-Metragem, Competição para Melhor Curta-Metragem de Escola Europeia e Competição Queer Art, no Queer Lisboa; e Competição para Melhor Filme e Competição para Melhor Curta-Metragem de Escola Portuguesa, no Queer Porto.

O grande destaque vai para a secção Queer Focus, que engloba seis programas distintos, cada um deles sob o signo de um termo-chave: Cruising, Pele, Memória, Sexo, Corpos e Jogo. Estes são os motes das presentes edições, evocando expressões, identidades e práticas da cultura queer largamente postas em causa em período de pandemia, e reafirmando a necessidade de reflexão e de se estabelecerem ligações entre o contexto atual e aspectos da história recente da comunidade LGBTI+. 

Cada um dos programas, seis em Lisboa e três no Porto, inclui, para além da exibição de um conjunto de filmes de realizadores como Peter Strickland, Jennifer Reeves e Luther Price, uma performance ao vivo e momentos de conversa e debate, com a presença de, entre outros, André Tecedeiro, Fernanda Eugénio e Karol Radziszewski.

A estes programas acrescentam-se ainda algumas Sessões Especiais, entre as quais, no Queer Lisboa, a exibição da longa-metragem francesa "Race d’Ep!" (1979), de Lionel Soukaz e Guy Hocquenghem, na Esplanada da Cinemateca Portuguesa, uma sessão que acontece em diálogo com a nova exposição dos artistas portugueses João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira que estará patente de 23 de Setembro a 23 de Outubro na galeria Stolen Books em Lisboa. Também em Lisboa, será apresentada a sessão "Liberdade, Participação e Activismo", em parceria com o GAT - Grupo de Activistas em Tratamentos e o CheckpointLX, e integrada na iniciativa “Lisboa Sem Sida – Fast-Track City”, que consiste num debate precedido pela exibição da curta-metragem "Thrive" (2019), de Jamie di Spirito. O debate, moderado por Sofia Crisóstomo e João Brito, terá como convidados Maria José Campos, Paolo Gorgoni, Luma Andrade, Sérgio Vitorino e Pedro Silvério Marques.    

A programação completa do Queer Lisboa 24 será anunciada em conferência de imprensa no início de Setembro. A do Queer Porto será revelada no início de Outubro.