Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Conhece Fabiana de Sousa, a representante de Portugal no Miss Trans Internacional

Fabiana de Sousa Miss Trans.JPG

Depois da participação inédita de uma portuguesa no certame Miss Trans Star Internacional, em 2016, chegou a vez de Fabiana de Sousa seguir os passos de Sarah Inês Moreira. Fabiana tem 29 anos, é de Setúbal, estudou até ao terceiro ciclo e é acompanhante. Fabiana vai representar Portugal no dia 7 de Outubro em Barcelona, numa iniciativa que junta participantes oriundas de 30 países.

A sétima edição deste concurso internacional prolonga-se por nove dias entre desfiles, tertúlias e acções de rua e é considerado um manifesto transexual e feminista pelo empoderamento trans. O evento é dirigido pela artista Thara Wells.

 

dezanove: Por que decidiste seguir os passos da Sarah Inês Moreira e representar o nosso país neste concurso de beleza?

Portugal 2017-Miss-Trans-Star-International.jpg

Fabiana de Sousa: Desde pequena sempre gostei de moda e concursos de beleza. No ano passado fui a Barcelona apoiar a minha amiga Sarah Inês Moreira e fiquei encantada com o concurso Miss Trans Star Internacional. Para mim é uma honra poder representar Portugal neste certame de beleza.

 

Como avalias a situação das pessoas transexuais em Portugal actualmente?

Houve uma melhoria da situação das pessoas transexuais em Portugal devido à aprovação da Lei de Identidade de Género, que permite a mudança de nome e sexo sem muitas burocracias, mas continua complicado o acesso ao trabalho.

"Continua complicado o acesso ao trabalho"

 

Como foi a tua vivência na escola, a relação com a família e amigos na altura em que assumiste a tua verdadeira identidade?

Na escola começou a ser mais complicado no 3º ciclo porque eu já tinha uma aparência e comportamento feminino. Em relação aos meus amigos sempre fui bem aceite e na minha família também, graças a Deus.

 

Que mensagens queres deixar aos leitores do dezanove.pt que te vão ler e apoiar neste concurso?

Gostaria de deixar uma mensagem geral aos leitores do site dezanove.pt, agradecendo desde já o apoio de todos nesta minha aventura e espero que com a minha humilde participação no Miss Trans Star Internacional haja uma maior visibilidade da comunidade transexual em Portugal. E acima de tudo se abram novas oportunidades de trabalho.

 

 

Publicidade:

 

1 comentário

Comentar