Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Curtas de Vila do Conde estão aí e com filmes LGBT (com vídeos)

A bola rola pela relva fresca, passa de pé em pé, de peito em peito, de cabeça em cabeça, objectivo único: marcar golo na imensa baliza, de bestas a bestiais. Este fascínio pelo futebol tem levado cineastas a debruçarem-se sobre o fenómeno de diversas formas.

Este ano o Curtas Vila do Conde acompanha o mediatismo do Mundial de Futebol, dedicando parte da sua programação à relação entre o cinema e o desporto-rei. O cinema tem também incorporado este desporto enquanto fenómeno cultural e social, que afecta tanto problemaspolíticos como conflitos familiares.
Desde 1993 o Curtas Vila do Conde é uma referência nos festivais de cinema em Portugal e já conquistou o seu espaço no panorama internacional. Destacando-se a importância na inovação e evolução do mero filme às complexas imagens em movimento. Em 2014, o Curtas Vila do Conde chega à sua 22.ª edição. Este ano, o Festival exibe, – para além de muito cinema, que passa por curtas e longas-metragens, desde Jacques Tati a Corneliu Porumboiu, passando por Miguel Gomes – uma exposição dedicada ao legado do cinema moderno do italiano Michelangelo Antonioni. O Festival decorre de 5 a 13 de Julho. Como vem sendo habitual serão projectados filmes de temática ou conteúdos LGBT.

 

"Boa noite Cinderela" (2014, Portugal) de Carlos Conceição | 30', ficção | Panorama Nacional 2 | Sala Dois, 7 de Julho, segunda-feira, 21h45

Sinopse: À meia-noite Cinderela escapa, deixando para trás um sapato de cristal. Nos dias que se seguem, o príncipe não consegue abandonar a ideia de completar o par.

 

"I love Hoolligans" (2013, Holanda) de Jan-Dirk Bouw | 12', documentário, animação | Panorama Europeu – Holanda | Sala Dois, 10 de Julho, quinta-feira, 11h

Sinopse: Em "I Love Hooligans", entramos no universo de um vândalo do futebol homossexual. É para o futebol que vive, e a sua orientação sexual e vida amorosa estão à margem. É um segredo bem guardado. Enquanto vândalo, o clube é tudo para ele e os jogos contra o adversário de sempre são os pontos altos do ano.

 

"PIX" (2014, Alemanha) de António da Silva|3', experimental, animação | Competição Experimental 1 | Sala Dois, 10 de Junho, quinta-feira, 18h30

Sinopse: PIX é uma série de imagens (sem rosto-selfies) de 2 500 homens construindo uma animação de três minutos que retrata o que está a acontecer no "mercado do desejo".

 

Luís Veríssimo

1 comentário

Comentar