Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

David Bowie e um novo festival de cinema em Lisboa com filmes LGBT

 

cinema.jpg

Há um novo festival de cinema em Lisboa dedicado a histórias de discriminação, imigração, racismo, refugiados e prostituição. O Arroios Film Festival – Um Festival de Inclusão, organizado pela junta de freguesia de Arroios, tem 52 curtas-metragens em competição, havendo ainda uma mostra fora de competição.

O programa apresenta várias curtas de temática LGBT. Na secção competitiva concorrem “Pride Fighter” (EUA), que conta a história de um jovem lutador de artes marciais homossexual rejeitado pelos parceiros de luta, e “Diversxs” (Espanha) sobre disforia do género e discriminação de portadores do VIH. Fora da competição é apresentado, por exemplo, o indiano “That’s my boy”, um documentário sobre a disforia de género. O festival decorre de 1 a 8 de Julho. Consulta aqui a programação completa.

Os filmes da secção competitiva são exibidos à noite no Auditório Camões (rua Almirante Barroso, 25B), enquanto os filmes fora de competição são apresentados no Mercado de Culturas (rua Maria da Fonte – Mercado do Forno do Tijolo), ao fim da tarde. A entrada é livre.

Julho será também o mês em que David Bowie estará em destaque na Cinemateca. Seis meses depois da sua morte será apresentada a filmografia associada ao músico, enquanto actor, compositor ou figura influente na própria narrativa. O dezanove.pt destaca “Basquiat” (1996), de Julian Schnabel, em que David Bowie faz de Andy Warhol, o mentor do artista plástico Jean-Michel Basquiat, “A Última Tentação de Cristo” (1988), de Martin Scorsese, onde o músico surge como Pilatos, e “Ziggy Stardust and the spiders from Mars” (1979), de Donn Alan Pennebaker, que regista o concerto de David Bowie enquanto Ziggy Stardust. Encontras aqui o programa completo.