Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Declarações homofóbicas de DJ levam ao cancelamento de concertos na Europa, excepto em Portugal

TenWalls3.jpg

“Lembro-me de produzir música para um músico lituano, que se cansava de me fazer lavagem cerebral a dizer-me que eu não precisava ser tão conservador e intolerante acerca deles. Quando lhe perguntei “O que farias quando te apercebesses que o ânus do teu filho de 16 anos era violado pelo teu namorado?”, bem, ele ficou em silêncio.” "Numa das minhas idas à Irlanda, a caminho do hotel, reparei que a cerca de uma igreja estava decorada com centenas de sapatos de bebé. Naturalmente perguntei-me porquê? Infelizmente a mentira de muitos anos de um padre foi descoberta quando as crianças foram massivamente violadas. Infelizmente as pessoas desta outra “espécie” continuam a fazer o mesmo e toda a gente sabe, mas não fazem nada."

 

Foram estas declarações de Ten Walls (Marijus Adomaitis), que também actua sob o nome Mario Basanov, que levaram ao cancelamento de vários dos seus concertos. As declarações, que entretanto foram apagadas, foram publicadas no perfil de Facebook do artista. O DJ e produtor tinha a agenda cheia para este Verão, mas após alguns festivais terem cancelado a presença do músico, o próprio decidiu cancelar os seus próximos concertos. Num post, que ainda está visível, o lituano pede desculpa aos seus fãs e seguidores:

TenWalls1.JPG“A semana passada escrevi um post no Facebook que é errado e completamente sem carácter e o resultado foi um post inaceitável. Nunca foi minha intenção ofender ninguém. Estou muito triste com tudo o que aconteceu e gostaria de pedir desculpa a todos o que deixei em baixo, especialmente aos meus amigos na comunidade gay, e aos meus fãs. Agora, preciso de uma pausa e cancelei todos os meus próximos concertos.”

A propósito deste caso, a presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaitė, respondeu assim aos jornalistas na quarta-feira passada: "Acredito que o incidente beneficia o estado na medida em que, neste país, estamos a tornar-nos mais e mais abertos nas nossas discussões sobre o quão insular somos, a nossa intolerância para com pessoas que são diferentes, assim como a homofobia. Acredito que estas discussões são uma coisa saudável, precisamos de mais, quanto mais cedo a Lituânia se tornar mais aberta e mais tolerante, melhor será para o país."

O concerto de Ten Walls em Portugal estava previsto para dia 9 de Julho no NOS Alive, no Palco NOS Clubbing. A Disco Digital avançou na passada segunda-feira, dia 8, que o concerto no Passeio Marítimo de Algés havia sido cancelado. Contudo, o dezanove.pt, falou esta segunda-feira com a produtora Everything is New que confirmou que o concerto ainda se mantém.

De relembrar que o NOS Alive decore nos dias 9, 10 e 11 de Julho, e Sam Smith é um dos cabeças de cartaz actuando no Palco NOS no último dia.

Luís Veríssimo

 

3 comentários

Comentar