Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Dois livros para conhecer na Feira do Livro de Lisboa

Feira do Livro Lisboa LGBT.jpg

“Homossexualidade no Livro do Desassossego de Fernando Pessoa” de Victor Correia (edições Colibri) e “Heitor é isto e é bom” de M.A. Vagos (Chiado Books) são duas novidades de temática LGBT que chegam agora ao mercado. Podes encontrar ambos os livros na Feira de Livro de Lisboa, que decorre até dia 13 de Setembro, bem como noutros pontos do país e em algumas livrarias online. 

Víctor Correia debruçou-se sobre a temática da homossexualidade no livro escrito por Fernando Pessoa. Segundo o autor esta era uma das razões do desassossego de Fernando Pessoa. Alguns dos textos selecionados são uma referência directa à homossexualidade, outros são uma referência indireta, e outros são o resultado de uma interpretação do autor desta investigação. Junto da seleção e da organização dos textos por subtemas, encontram-se explicações de modo a tornar mais acessível cada um desses textos,

que são por vezes de difícil compreensão, devido ao seu carater enigmático, aos seus subentendidos, às suas máscaras. Este estudo estabelece relações entre o Livro do Desassossego e a generalidade da obra literária de Fernando Pessoa.  Informações aqui

 

“Heitor – é isto e é bom” retrata um homem feliz e sem pudores. Um livro de ficção sobre o dono de um clube gay em Lisboa. Heitor descreve um dia da sua vida em discurso directo, visando o sexo como pano de fundo. As aventuras, as surpresas e as fantasias descritas pelo narrador no centro da acção, transportam-nos até locais que conhecemos e outros que queremos conhecer. Cenas quentes e apaixonantes entrelaçam-se com a realidade e o imaginário.  O autor convida-nos a sentir na nossa pele o prazer de desfrutar o sexo em pleno, com toda a sua felicidade e sem limitações, através do ponto de vista de Heitor. M. A. Vagos explica ao dezanove.pt que durante os sete anos que trabalhou no Bar Tr3s, ouviu muitas histórias e experienciou muitas situações. Estava num momento de criatividade e a coisa deu-se no papel. "Não era suposto dar num livro, uma vez que a escrevi para mim, mas movido pela minha própria curiosidade acabei por dar a ler o texto a alguns amigos que depois me influenciaram a aprimorá-lo e transformá-lo em algo mais sóbrio". Mais informações aqui.

A sessão de autógrafos da obra acontece na Feira do Livro de Lisboa no dia 12 de Setembro às 21 horas na área dos stands D36, D38, D40 e D42 (Chiado Books).