Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Estamos conscientes de Stonewall?

Paulo Monteiro.png

Estávamos a 28 de Junho e corria o ano de 1969. Um grupo de pessoas composto por lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros enfrentou a polícia de Nova Iorque depois desta ter fechado, sem outra razão que não seja a discriminação pelo ódio à diferença, um bar gay chamado Stonewall Inn. 

Hoje assinala-se por (quase) todo o mundo o Orgulho LGBT e os Direitos conquistados graças à coragem e à valentia destas pessoas. A coragem e a valentia das pessoas transgéneros, bissexuais, gays e lésbicas, que fartos dos abusos injustificados e constantes, lutaram pela sua dignidade e visibilidade.
Hoje esse grupo pioneiro de lutadoras e lutadores teria Orgulho de assistir a um movimento mundial que conquistou já vários feitos.
Mas, ainda há muito por fazer. O mundo ainda não é um local seguro, justo e fraterno para se ser LGBT. Há países que condenam à ostracização ou à morte pessoas que amam, vestem, beijam, adoptam, se relacionam e vivem simplesmente conforme desejam amar, desejam vestir, desejam beijar, desejam adoptar, se desejam relacionar, desejam viver... 
 Estamos conscientes disto?

  

Artigo de opinião de Paulo Monteiro, director do dezanove.pt

1 comentário

Comentar