Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Estudo: Lisboa é mais competitiva, Porto pode crescer mais

Turismo LGBTI Lisboa Porto Algarve Portugal Gay Gu

O Inquérito aos Hábitos de Turismo e Lazer de Pessoas LGBTI Portuguesas identificou várias oportunidades para o crescimento de serviços ou negócios associados à comunidade LGBTI.

 

Promovido pelo dezanove.pt, em parceria com os guias Lisbon e Porto Gay Circuit, participaram neste inquérito online 1414 pessoas que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais, transgénero ou intersexuais (LGBTI), maiores de 18 anos e que vivem em Portugal.

A maioria dos inquiridos (60,9 por cento) garante que a oferta de serviços dirigidos ao público LGBTI em Portugal está a crescer, contra os 15,7 por cento que considera que está estagnado ou com menor oferta. Já 23,4 por cento não sabe responder a esta questão.

Lisboa é considerada a cidade portuguesa mais atractiva para turistas LGBTI para 83,1 por cento dos inquiridos, enquanto o Porto fica pelos 8 por cento. As restantes cidades e regiões do país obtiveram votações residuais. Já quando se pergunta sobre a cidade ou região com mais potencial para crescer em termos de captação de turistas LGBTI que visitam Portugal, o Porto destaca-se com 30,9 por cento dos votos dos inquiridos. De seguida surgem como região/cidade com mais potencial o Algarve (21 por cento) e Lisboa (20,8 por cento).

 

Autoridades têm de promover mais o destino Portugal

A comunidade LGBTI acredita que as autoridades portuguesas têm de se esforçar mais para promover o país como destino turístico LGBTI. Dos inquiridos, 40,1 por cento consideram que as autoridades não estão a investir nesta área, enquanto 31,9 por cento acham que estão a apostar, mas que podem fazer mais. Apenas 8,5 por cento elogiam o trabalho das autoridades públicas. Já 19,6 por cento não sabe responder a esta questão.

 

Ficha técnica: Inquérito online. 1414 respostas de pessoas maiores de 18 anos, a viver em Portugal e que se identificam como LGBTI. Recolha de respostas decorreu entre 14 de Dezembro de 2018 e 14 de Fevereiro de 2019. Inquérito promovido pelo jornal dezanove.pt, e pelos guias turísticos Lisbon e Porto Gay Circuit.

 

3 comentários

Comentar