Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Exposição em Lisboa para assinalar o Dia Internacional da Despatologização Trans

exposição Trans António Pedro Almeida.jpg

Com o propósito de assinalar o próximo Dia Internacional da Despatologização Trans (22 de Outubro), o fotógrafo António Pedro Almeida inaugurará uma exposição de fotografia no Centro LGBT, em Lisboa, pelas 21h30.

 

O fotógrafo decidiu registar ao longo de quatro meses o quotidiano de uma pessoa trans. Este projecto documental segue o percurso de Daniela Bento - coordenadora do GRIT (Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade) da ILGA Portugal - no seu dia-a-dia, fotografando-a com uma máquina analógica de médio formato. Este trabalho tem o objectivo dignificar "pessoas" como "Pessoas" e "reflectir, deitar ao chão preconceitos e más-caras, romper o cerco de silêncio em que vivem boa parte daquelas pessoas a quem a expressão livre da sua identidade é negada” refere o fotógrafo.

À exposição segue-se uma conversa moderada, precisamente, por Daniela Bento sobre o percurso do termo trans ao longo do tempo e da forma como este é usado numa luta activa por melhores condições para esta comunidade.

 

Revê as fotos da última Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa tiradas pela lente do António Pedro Almeida aqui.