Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Fado Bicha vão lançar novo single com debate, concertos e festa

foto.jpg

Este Sábado, 17 de Agosto, os Fado Bicha promovem em Lisboa uma festa de lançamento do novo videoclipe, realizado por Raquel Freire.

 

Trata-se de uma versão de "Mulher do fim do mundo", de Elza Soares, precedida pela declamação de um excerto do livro "Deus-dará", de Alexandra Lucas Coelho, sobre o sistema de escravatura no Brasil colonial.

“O vídeo foi gravado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa com várias artistas e é uma narrativa conceptual sobre lugares de invisibilidade e a nossa conivência geral enquanto perpetuadores de uma narrativa excludente e branqueadora (em vários sentidos). Retoma a questão do período colonialista e a leitura que ainda fazemos hoje em dia desses processos. Através da ocupação de um lugar tão simbólico e tantas vezes 'vedado' a estas mulheres não normativas, como o Salão Nobre, lança-se a provocação”, refere o grupo em nota de imprensa. 

O filme será projectado às 21h. A seguir haverá uma mesa de debate com a participação de Joacine Moreira, Mamadou Ba, Tai Barroso e Raquel Freire, com apresentação de Tita Maravilha. Está também confirmada a actuação de Raquel Lima (poeta e declamadora), Érica Fernandes (fadista), Joana d'Água (rapper e performer), Sindykatz (dupla de DJs), Nega Jaci (cantora brasileira), We'e'ena Tikuna (cantora indígena brasileira) e dos Fado Bicha. 

O evento decorre na Casa Ninja Lisboa, situada na avenida Duque de Loulé, 3 A.