Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Fernando Santos (1974-2018)

Fernando Santos.jpg

 

O padre Fernando Santos faleceu esta terça-feira, 21 de Agosto, em Lisboa. Era um dos raros exemplos em Portugal de um clérigo que tinha várias intervenções, a título pessoal, em prol do activismo LGBT cristão.

 

Membro da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana, Fernando Santos participou, por exemplo, na iniciativa dezanove ao vivo, que decorreu no Centro LGBT em Dezembro do ano passado, onde abordou a questão do activismo LGBT cristão. Mais recentemente integrou o grupo de oradores do encontro europeu IDAHOT, que teve lugar em Lisboa.

Fernando Santos foi entrevistado pelo dezanove.pt, aquando da sua presença na vigília de Lisboa de homenagem às vítimas do massacre de Orlando, em Junho de 2016. Nessa altura dizia: “A religião também tem extremismos que provocam outro tipo de extremismos como o que assistimos há dias nos Estados Unidos. Mas a religião não tem essa função, é precisamente a contrária. No cristianismo, a mensagem é a da não exclusão. Mas isso leva tempo. Estão a ser dados passos grandes em algumas confissões religiosas, noutras tem sido mais lento. Mas acredito que já muito se fez. A homossexualidade deixou de ser tabu”. Mais tarde, viria a tornar-se colaborador do dezanove.pt, tendo entrevistado Krzysztof Charamsa, autor do livro “A primeira pedra. Eu, padre gay, e a minha revolta contra a hipocrisia de igreja”. Escreveu, por exemplo, o artigo de opinião “Sobre os homossexuais e o sacerdócio”.

Fernando Santos foi vítima de morte súbita. O funeral terá lugar na sexta-feira, 24 Agosto, às 10h30 na Catedral de S. Paulo, em Lisboa (Rua das Janelas Verdes, perto do número 32, em Santos).