Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Festa Cinema Italiano passa "Via Castellana Bandiera" de Emma Dante, a "lésbica quase homofóbica"

Escrito, realizado, interpretado e baseado no romance homónimo, “Via Castellana Bandiera” (2013) é a obra de Emma Dante. Esta artista dos sete ofícios assume a condição feminina, lésbica e poderosa neste filme que retrata um duelo, como num western spaghetti, pelo poder.

Numa estrada estreita, fechadas no interior dos próprios carros, duas mulheres enfrentam-se num duelo que se consome na violência íntima dos olhares. Um duelo feminino caracterizado pela recusa de beber, comer e dormir; mais obstinado que o sol de Palermo e mais teimoso que a ferocidade dos homens que as rodeiam. Um choque que cativa a atenção dos habitantes do bairro, prontos a apostar sobre quem irá desistir primeiro.

 

Na altura em que o filme estreou no 70º Festival Internacional de Cinema de Veneza, a imprensa italiana apelidou a realizadora/argumentista/actriz/escritora de “a lésbica quase homofóbica”, devido a este olhar, quase, cruel das duas mulheres. “Via Castellana Bandiera” passa na 7.ª edição de 8 ½ Festa do Cinema Italiano no Cinema S. Jorge no dia 14, segunda às 21h30, na sala Manoel de Oliveira e no dia 16 de Abril, quarta-feira, às 19h30, na sala 3.

 

Luís Veríssimo

 

Gostavas de ir ver este filme?

O dezanove tem quatro convites duplos para cada uma das sessões deste filme. O que tens de fazer?

 

Basta enviar para o dezanove uma frase em italiano (macarrónico ou "vero italiano", se não sabes italiano podes aprender aqui), as quatro frases mais originais para dia  14 e dia 16 ganham um convite duplo. Depois junta o dia escolhido (14 ou 16), teu nome completo, nº de telemóvel e número de BI e envia tudo num mail para dezanovept@gmail.com

 

Regras do passatempo:

1. Podem concorrer até ao dia anterior a cada sessão;

2. Os bilhetes podem ser levantados no dia da sessão até uma hora antes do início da mesma, na bilheteira do cinema onde é exibido o filme. Se não forem levantados os bilhetes até 1 hora antes do início serão postos à venda.