Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Festival ¿Anormales?, o novo festival de Lisboa

festival anormales.jpg

De 29 de Novembro a 3 de Dezembro, o festival itinerante DIY (do it yourself) transfeminista oriundo da América Latina aterra em Lisboa, mais precisamente ao Disgraça (Penha de França).

Organizado em Portugal por activistas da TransMissão: Associação Trans e Não-Binária e das Panteras Rosa - Frente de Combate à LesBiGayTransfobia, o Festival ¿Anormales? luta contra as violências na base do género e da orientação sexual. Este evento ocorre para assinalar a campanha internacional STOP PATOLOGIZAÇÃO TRANS e soma uma série de outras causas: a favor da legalização e descriminalização total do aborto (ilegal na maior parte dos países da América Latina), pelo sexo com protecção e do impacto do VIH, contra as operações de normalização impostas às pessoas intersexo, contra o sexismo, a transfobia, a lesbofobia, a intersexofobia, o patriarcado, o androcentrismo, contra a anormalfobia e para a defesa de todos os direitos humanos. 

Ao longo de cinco dias o festival conta com vídeo documentários, uma exposição, performances e tertúlias onde os presentes podem, na primeira pessoa, partilhar testemunhos e trabalhos sobre as diferentes temáticas. Entre as presenças já confirmadas estão nomes como Alessandro Avellis, realizador de "A Revolução do Desejo"; Irmã Rosa da Perpétua Indulgência ; Vincent Guillot e Loe activistas intersexo; Eduarda Santos activista trans; Daniela Bento activista trans e Sacha Montfort activista trans.

Os conteúdos do festival - quase tudo inédito em Portugal - provém de vários países: Chile, Equador, Colômbia, Argentina, França, Paraguai, Perú e México.

 

Consulta o programa diário aqui: https://sites.google.com/view/festival-anormales-lisboa/festival-anormales-lisboa?authuser=0 (brevemente disponível)