Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Festival da Canção 2021: Da Chic, Carolina Deslandes, Joana Alegre, Ian e Pedro Gonçalves entre os concorrentes

Festival RTP da Canção 2021.jpg

São 20 as canções concorrentes ao Festival RTP da Canção 2021. Hoje foram conhecidos os candidatos e candidatas que querem levar a sua canção à vitória no mais importante festival de música transmitida na televisão portuguesa desde 1958.

 

O modelo do Festival da Canção é semelhante ao dos anos anteriores, envolvendo duas semifinais e uma final. As semifinais terão lugar nos dias 20 e 27 de Fevereiro e a final está agendada para 6 de Março, mas sem público em estúdio devido à pandemia da covid-19. Todos os programas serão realizados em estúdio e poderão ser acompanhados em directo na RTP1, RTP Play e na RTP Internacional e, com o apoio de sempre, da Antena 1 com a sua emissão especial dedicada ao Festival da Canção. 

Os apresentadores da primeira semifinal serão Sónia Araújo e Jorge Gabriel. Na segunda semifinal teremos a apresentação entregue a Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato. E na final, uma vez mais, a dupla Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. Nos três programas a Green Room estará entregue a Inês Lopes Gonçalves. Ao mesmo tempo, durante os três programas, nas redes haverá uma emissão complementar apresentada por Joana Martins.

Em cada semifinal haverá 10 canções concorrentes, cinco das quais serão apuradas para a Final. Haverá, assim sendo, 10 canções na final. Todas estas votações seguirão o modelo habitual, cabendo metade da pontuação a um júri profissional e a outra metade ao voto popular.

Na primeira semi-final competem: "Cheguei Aqui" (tema composto por Anne Victorino D`Almeida e interpretado por Nadine), "Dia Lindo" (composto e interpretado por Fábia Maia), "Contramão" (Filipe Melo/Sara Afonso), "Na mais profunda saudade (Hélder Moutinho/Valéria), "Mundo" (Ian), "Livros" (Irma), "Saudade" (Karetus/Karetus e Romeu Bairos), "Girassol" (Marôco), "Claro como Água" (Stereossauro/Mema.) e "Love in on my side" (Tatanka/The Black Mamba).

Na segunda semi-final irão competir: "Por um triz" (Carolina Deslandes), "I got music" (Da Chick), "Joana do Mar" (Joana Alegre), "A vida sem acontecer" (João Vieira/Graciela), "Dancing in the stars" (Neev), "Volte-Face" (Pedro da Linha/Eu.Clides), "Não vou ficar" (Pedro Gonçalves), "Jasmim" (Tainá), "Mundo Melhor" (Virgul/Ariana) e "Com um abraço" (Viviane/Ana Tereza).

 

Eurovisão 2021 em Roterdão

Quem vencer o Festival RTP da Canção a 6 de Março representará Portugal em Maio, em Roterdão, no Festival da Eurovisão. Apesar da pandemia, a 65ª edição do certame encontrará forma de ser realizada, mesmo que exclusivamente online - já avançou a organização. Os 41 países participantes vão gravar as actuações previamente nos seus países caso não possam estar presentes em Roterdão.

As semifinais da 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção estão marcadas para os dias 18 e 20 de Maio e, a final, para o dia 22 do mesmo mês.