Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Festival Política em Braga com programação LGBTI e feminista

venga.jpg

O Festival Política regressa a Braga, entre os dias 15 e 17 de Outubro, com uma programação de três dias com debates, filmes, performances, música, humor, uma visita guiada e workshop tendo o Ambiente como tema central.

 

Com as alterações climáticas no centro das reivindicações dos mais jovens e com os poderes públicos e económicos cada vez mais pressionados para mudarem as suas políticas em prol de um desenvolvimento mais sustentável, o festival dará especial atenção ao papel dos cidadãos como agente transformador, sem ignorar o impacto que a pandemia da covid-19 está a ter em todo o mundo. Em 2020 o festival tem pela primeira vez a figura do país-foco, que será o Brasil, e que estará em destaque em vários momentos da programação.

O festival, que tem entrada gratuita, decorre no Centro de Juventude de Braga (rua de Santa Margarida/Pousada da Juventude). Fica a par dos destaques LGBTI e feministas.

16 de Outubro
21h30: Beatriz Gosta – humor
Beatriz Gosta a solo para falar sobre o estado do mundo: dos direitos humanos e do feminismo ao discriminações e preconceito. Há razões para optimismo? O espectáculo será acompanhado por uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

17 de Outubro
15h30: Educação menstrual e meio ambiente – workshop
Conversa sobre menstruação e o ciclo da mulher com a dra. Maria Liz Coelho, médica interna de ginecologia e obstetrícia no Hospital de Penafiel. Será também exemplificado como criar um penso sustentável. Quantas mulheres conhece que não sabiam o que estava a acontecer quando assistiram à chegada da sua primeira menstruação, ou que passaram por uma situação constrangedora por causa disso? Nos dias de hoje, a menstruação ainda é tratada como um tabu. Desde muito cedo temos uma ideia negativa do que é a menstruação. Está na altura de mudar a negatividade do discurso Além disso, do ponto de vista ambiental, estima-se que a mulher faça uso de cerca de dez pensos descartáveis em cada ciclo menstrual, e de 10 mil a 15 mil entre a puberdade e a menopausa. Organização: Coletivo Eufémia. Inscrição através do e-mail: coletivoeufemia@gmail.com. Com tradução para Língua Gestual Portuguesa, a pedido no momento da inscrição.

21h: “Negrum3”, de Diego Paulino, 20’ – cinema
Propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. Um ensaio sobre negritude, identidade sexual e aspirações espaciais dos filhos da diáspora. Este será um ponto de partida para questionar o tema da visibilidade da população LGBTI negra em Portugal.

22H30: Venga Venga – concerto
Projecto de Denny Azevedo e Ricardo Don (na foto). No cenário cultural do Brasil são conhecidos como agitadores culturais envolvendo-se, dinamizado e organizando várias actividades que reflectem as questões raciais e da discriminação. Residentes em Lisboa, rapidamente se envolveram com a nova cena musical da capital lisboeta onde têm uma residência mensal num dos clubs mais icónicos da cidade, o Musicbox. Em 2019 marcaram presença no MaMA Festival&Convention, em Paris, integrados na representação oficial de Portugal como Country Focus do Festival.