Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Filme "Madame" vence Queer Porto 5

madame_still_01_print_gm_chamonix_-_stcphane_rieth

Teve lugar este Sábado a Noite de Encerramento da 5ª edição do Queer Porto - Festival Internacional de Cinema Queer, no Pequeno Auditório, no Teatro Rivoli, onde foram anunciados os prémios de Melhor Filme da Competição Oficial e Melhor Curta-Metragem de Escola da Competição In My Shorts, bem como o Prémio do Público.

O Júri da Competição Oficial, composto por Adriano Baía Nazareth (realizador na RTP), Ana Deus (cantora e compositora), Nuno Ramalho (artista plástico) e Susana Chiocca (artista e curadora) decidiu atribuir o Prémio de Melhor Filme a Madame (Suíça, 2019, 94’)de Stéphane Reithauser, um prémio no valor de 3.000€ atribuído pela RTP2, pela compra dos direitos de exibição do filme neste canal. Segundo o Júri: "Mergulhar e reconstruir memórias através de um arquivo de imagens de família, pode ser um exercício de compreensão e redenção. Nesta obra, percebemos que muitas vezes não estamos sozinhos na nossa "estranheza", seja ela de género ou de outro género qualquer. Este filme tem o mérito de o fazer especialmente bem, incluindo plenamente o espectador nessa dinâmica."

O Júri decidiu ainda atribuir uma Menção Especial ao documentário Yours in Sisterhood (EUA, 2018, 102’)by Irene Lusztig. “Uma obra que afirma a multiplicidade e a urgência do feminismo na atualidade, articulando com questões de género, tensões raciais ou preocupações ecológicas, de forma especialmente bem conseguida."
 
O público do Queer Porto 5 também  premiou Madame (Suíça, 2019), de Stéphane Reithauser, com o Prémio do Público para Melhor Filme.

O Júri atribuiu ainda o prémio de Melhor Curta-Metragem de Escola da Competição In My Shorts a Em Caso de Fogo (Portugal, 2019, 23'), de Tomás Paula Marques, um prémio no valor de 400€ em equipamento audiovisual, patrocinado pela Much Underwear. Segundo o Júri: “Uma narrativa centrada na adolescência passada num ambiente rural, onde através da montagem são criadas importantes tensões no discurso fílmico."

Queer Porto 5 continua este Domingo, dia 20 de Outubro, no Teatro Rivoli, com a exibição às 17:00, do filme Gay USA, e às 19:00, Buddies, ambos de Arthur J. Bressan Jr., e ambos filmes lendários que marcam indelevelmente a sua época e que se tornaram artefactos essenciais para o conhecimento e compreensão das vivências gay e da cultura queer nos EUA, nas duas épocas distintas em que os filmes têm lugar. A terminar o dia, e em jeito de despedida, um Queer Rendez-vous final no Pony Bar, onde se irá dançar e celebrar mais uma edição do Queer Porto.