Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Funchal Pride acontece a 7 de Outubro

Funchal Pride.jpg

Tal como o dezanove.pt tinha avançado em Abril confirma-se a primeira celebração do Orgulho LGBT na ilha da Madeira este ano. A data e o local jão são conhecidos: 7 de Outubro no Funchal.

Este é um evento de reivindicação e celebração dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI) e o primeiro do género na Madeira. “É tempo de celebrar a diferença, celebrar a diversidade!” explica um responsável da organização. Aliás, o mote deste dia será: "Viver na Diversidade".

Ainda sem percurso definido, já se sabe que a 1.ª Marcha do Orgulho LGBTI+ do Funchal começará na Praça do Município e terminará no Jardim Municipal do Funchal. 

A organização do Funchal Pride pertence à rede ex aequo em conjunto com o grupo Mad le's Femme e a APF - Associação para o Planeamento da Família, Associação Abraço e Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida". Tudo isto com o apoio da Câmara Municipal do Funchal.

As razões para fazer o Funchal Pride em 2017 são, segundo Emanuel Caires da organização “um contexto europeu em que os direitos humanos estão a ser cada vez mais violados e desconsiderados, por isso a altura certa é hoje e agora: para a visibilidade, para a celebração e para a resistência. Outubro não é, naturalmente, um mês que se considere LGBTI+. Mas achamos que ser LGBTI é todo o ano e, por isso, todo ano é altura para que o espaço público seja para todas as pessoas e também para as pessoas LGBTI+.”

De notar que o Funchal Pride não é apenas uma marcha durante a tarde, mas também um arraial que se segue à marcha. No próprio dia.

 

A ilha da Madeira tem vindo a ser palco de várias iniciativas em prol dos direitos das pessoas LGBTI. Passa em revista o que aconteceu no último ano aqui:

Abril: http://dezanove.pt/portugal-em-protesto-contra-campos-de-1072458 

Maio: http://dezanove.pt/17-de-maio-funchal-assinala-pela-1083512

Junho: https://www.facebook.com/pg/dezanove/photos/?tab=album&album_id=1486572098031714 

 

Foto: Margarida Góis

 

Publicidade: 

 

1 comentário

Comentar