Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Graça Fonseca é a nova Ministra da Cultura

graça fonseca.jpeg

A remodelação do Governo de António Costa, na sequência da demissão de Azeredo Lopes como Ministro da Defesa, traz  quatro novos ministros nas áreas da Defesa, Saúde, Economia e Cultura. Graça Fonseca assume agora Pasta da Cultura.

Graça Fonseca está ligada ao Projecto SIMPLEX, que promove a modernização da Administração Pública e a proximidade desta com os cidadãos. A até agora Secretária de Estado da Modernização Administrativa, deu, em Agosto de 2017, uma extensa entrevista ao Diário de Notícias conduzida por Fernanda Câncio. Foi a primeira vez que uma governante portuguesa admitiu publicamente ser homossexual e explicou o por quê da importância desta afirmação política.

“Acho que isso é importante [as pessoas afirmarem publicamente que são homossexuais] (...) acho que se as pessoas começarem a olhar para políticos, pessoas do cinema, desportistas, sabendo-os homossexuais, como é o meu caso, isso pode fazer que a próxima vez que sai uma notícia sobre pessoas serem mortas por serem homossexuais pensem em alguém por quem até têm simpatia. E se as pessoas perceberem que há um seu semelhante, que não odeiam, que é homossexual, isso pode fazer que a forma como olham para isso seja por um lado menos não querer saber se essas pessoas são perseguidas, por outro lado até defender que assim não seja.”

"E se as pessoas perceberem que há um seu semelhante, que não odeiam, que é homossexual, isso pode fazer que a forma como olham para isso seja por um lado menos não querer saber se essas pessoas são perseguidas, por outro lado até defender que assim não seja." disse na altura ao DN.

O acontecimento foi considerado pelo site dezanove.pt o Coming Out do ano em 2017.