Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Há um novo espectáculo sobre Gisberta que chega do Brasil (com vídeos)

unnamed (2).png

O espectáculo “Gisberta”, que conta a história da brasileira vítima de transfobia que morreu assassinada na cidade do Porto, em 2006, chega ao Porto, a 27 e 28 de Novembro, no Teatro Sá da Bandeira, e a Lisboa, de 4 a 6 de Dezembro, no Teatro Tivoli BBVA.

 

“Gisberta” foi iealizado pelo actor Luis Lobianco (Porta dos Fundos e Segundo Sol), tendo direcção de produção de Claudia Marques, texto de Rafael Souza-Ribeiro e direcção de Renato Carrera. O tema “Balada da Gisberta”, escrito por Pedro Abrunhosa para o álbum “Luz” (2007), editado por Maria Bethânia no álbum ao vivo de 2011, inspirou Luis Lobianco a procurar mais sobre esta mulher e criar uma obra capaz de fundir política, história, música, teatro, humor, poesia e ficção.

O espectáculo é uma jornada pela vida de Gisberta Salce Junior, desde a infância e adolescência, vividas em São Paulo, no Brasil, com a sua família, até à decisiva mudança para Portugal, país que abraçou enquanto novo lar, aos 20 anos. Foi encontrada morta no Porto, 25 anos mais tarde, após ter sido torturada por um grupo de 14 jovens menores de idade.

“Todos os aspectos da sua vida são abordados de forma ora poética, ora contundente, ora documental, sendo muitos ainda inéditos para o grande público português. Trazer 'Gisberta' a Portugal é também ampliar a sua existência e manter içada a bandeira da tolerância”, referem os promotores do espectáculo.

1 comentário

Comentar