Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Histórico: Sérvia tem nova primeira-ministra assumidamente lésbica

ana.jpg

O presidente sérvio, Aleksandar Vučić, nomeou como primeira-ministra Ana Brnabić. Trata-se de um momento histórico daquele país por ser a primeira mulher e a primeira pessoa assumidamente homossexual a ocupar o cargo.

Ana Brnabić, de 41 anos, era até aqui ministra da Administração Pública. “Acredito que Ana Brnabić tem todas as qualidades e conhecimentos pessoais. Estou confiante de que ela vai trabalhar duro, que mostrará respeito aos partidos políticos e que irá trabalhar para o benefício da Sérvia com outros ministros”, disse Aleksandar Vučić, eleito presidente do país em Abril, tendo antes ocupado o cargo de primeiro-ministro. O Parlamento terá ainda de votar a nomeação de Ana Brnabić, no entanto, não é esperado um chumbo já que a coligação no poder detém a maioria dos 250 lugares do Parlamento.

A Sérvia junta-se assim ao grupo de países europeus que têm como primeiro-ministro pessoas abertamente homossexuais. É o caso do Luxemburgo (Xavier Bettel) e da Irlanda (Leo Varadkar) A diferença é que a Sérvia não é conhecida pela defesa dos direitos LGBT, já que a marcha do orgulho de Belgrado costuma decorrer com protecção policial de forma a evitar ataques homofóbicos. Em 2011 a marcha teve até de ser cancelada por questões de segurança.

 

Foto: Political Forum