Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Hoje pede-se respeito pelos Direitos Humanos na Rússia

Começam hoje os Jogos Olímpicos de Inverno na cidade de Sochi, na Rússia. Mas os holofotes não vão apenas virar-se para os resultados olímpicos. Em Lisboa defensores dos Direitos Humanos irão concentrar-se frente à Embaixada da Rússia pedindo o respeito pelas pessoas homossexuais, lésbicas, bissexuais e transgéneras naquele país.

O protesto surgiu na rede social Facebook e apela a que todos os defensores dos Direitos Humanos que saiam da sua zona de conforto e que simbolicamente se reúnam frente à Embaixada da Rússia em Lisboa, às 19 horas, munidos de cartazes por todos aqueles que no país liderado por Vladimir Putin estão privados do direito a ser quem são. Exemplo de cartazes estão disponíveis na página do evento.

Desde a aprovação da lei da "propaganda gay" na Rússia, em Junho último, a população LGBT russa tem sido vítima de várias formas de violência sem precedentes naquele país.

Esta semana, na passada quarta-feira, milhares de pessoas em todo o mundo participaram em eventos de pressão contra os patrocinadores dos Jogos Olímpicos por apoiaram um evento que se realiza num país com leis homofóbicas. O objectivo era pressionar empresas como o Mc Donalds ou a Coca-Cola a usar seu poder económico para acabar com as leis discriminatórias.

 

As 60 notícias que o dezanove.pt escreveu sobre a Rússia nos últimos três anos neste link:

http://dezanove.pt/search?q=r%C3%BAssia&Submit=OK