Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Infarmed alerta para teste rápido do VIH à venda na internet

autotest.jfif


O Infarmed  – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde proibiu a venda no mercado português do teste rápido de autodiagnóstico HIV do fabricante chinês Zhuhai Encode Medical Engeneering por falta de conformidade com a directiva europeia, avançou a Lusa.

Apesar de este dispositivo médico não estar à venda em Portugal, o Infarmed relembra que existe livre circulação de produtos no Espaço Económico Europeu e que o produto, que não apresenta a marcação CE, é vendido na internet.

Além de recomendar que este produto não seja usado, o Infarmed pede ainda que a existência deste teste rápido seja reportada à direcção de produtos de saúde do regulador. O problema com este teste foi detectado no âmbito de uma fiscalização da autoridade sueca competente.

Recorde-se que o governo português decidiu autorizar a venda de auto-testes para a detecção do VIH em farmácias. No início de Outubro foi lançado pela Mylan em Portugal o primeiro auto-teste, que é vendido sem receita médica e pode ser realizado de forma autónoma e anónima. Actualmente é possível realizar testes de despiste nos centros de saúde, nos hospitais e em várias ONG, gratuitamente.

 

Foto: imagem ilustrativa de um auto-teste