Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"Insubmissos" é o novo livro de Richard Zimler

insubmissos richard zimler.jpg

Richard Zimler está de regresso com um novo livro que aborda a temática da sida e da homossexualidade. Durante vários anos o livro foi recusado por várias editoras portuguesas por ser um retrato demasiado cru. A obra é agora publicada pela Porto Editora.

O jornalista e escritor Luís Osório considera o livro de Zimler "uma bandeira contra a injustiça. Contra a intolerância. Contra quem não sai do armário. Contra os que escondem a sua cobardia com gritos e botas cardadas". Para Osório a obra que agora chega às bancas merece um lugar na história.

Fica a par da sinopse da obra: "Depois da morte de muitos dos seus amigos, um professor de guitarra clássica, mundano, judeu e antiga estrela da equipa de basquetebol de Greenwich Village, decide abandonar os Estados Unidos e procurar uma nova vida em Portugal. Mas aquilo a que ele chama o eclipse viral da sexualidade persegue-o até ali, quando António, o seu mais talentoso aluno, testa positivo para VIH e ameaça desistir da vida aos vinte e quatro anos. Desesperado por mostrar ao jovem que ele ainda tem um futuro pela frente, «o Professor» organiza uma viagem de carro com destino a Paris, esperando ser capaz de convencer um virtuoso a aceitá-lo como aluno. O pai de António, um homem rígido e presença distante na sua vida, decide acompanhá-los e, de passagem, os três mergulham num triângulo de aventuras, violência e revelações pessoais. Será que de caminho vão encontrar uma oportunidade de redenção?

Publicado originalmente em 1996, e inédito até agora em Portugal, Insubmissos é um romance vívido e intimista que ousa dar luz a temas que ainda persistem nas sombras."