Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Universidade Europeia fortelece Coming Out Day

Carlos Sanches Ruivo Vera Moita Nuno Pinto.jpeg

11 de Outubro é a data do calendário conhecida como “Coming Out Day”, isto é, Dia “sem armários” ou “Dia de se assumir”.

Em Lisboa, a Universidade Europeia promoveu o dia com várias iniciativas e convidadas/convidados que estiveram presentes para falar sobre a temática do orgulho LGBTI, bem como dar formação sobre como a inclusividade, a diversidade e a igualdade são benéficas para o local de trabalho, para as empresas e para os negócios em geral. Da parte da manhã decorreram palestras em todos os campus da Universidade Europeia. De manhã na Quinta do Bom Nome, em Carnide, onde falaram representantes da ILGA Portugal e da rede ex aequo. De tarde tempo para palestras no IADE, em Lisboa, onde falaram responsáveis da ILGA e da Amplos, e no Campus da Lispolis, em Telheiras, a voz foi dada à Variações - Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal – e à ILGA.

Foi na Lispolis que, Nuno Pinto, Presidente da ILGA Portugal, interveio numa sessão sobre a temática LGBTI, abordando questões de identidade de género, como o que é o ser transexual, transgénero e intersexo; que significa “orgulho” em oposição à vergonha ou, por exemplo, do que afinal se trata quando se usa o termo “assumir” a própria orientação sexual/identidade de género. Após esta intervenção falou o presidente da associação Variações, Carlos Sanches Ruivo, que fez a ligação entre a componente comercial e empresarial com a inclusividade, a diversidade e a igualdade, e como todos estes aspectos são importantes para melhorar a qualidade do mercado empresarial/laboral.

No Porto, no IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing) falaram os representantes do Centro GIS e da HeForShe.

Esta iniciativa teve a autoria de Vera Moita, Life Campus Experience Promoter Responsabilidade Social e do docente Rui Nunes Costa. A apreciação final foi unânime: um evento de sucesso que superou as expetativas de participação e envolvimento. E graças a este tipo de eventos, estudantes, docentes e colaboradores, podem sentir-se mais integradas/os e representadas/os no seu local de estudo e trabalho.

 

Na foto: Carlos Sanches Ruivo, Vera Moita e Nuno Pinto 

 

Ricardo Duarte