Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Johnny Hooker actua no Arraial Pride a 22 de Junho e também em Braga, Porto e Coimbra

Johnny Hooker.jpg

A ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo (LGBTI) já divulgou o primeiro nome de cartaz para o Arraial Lisboa Pride 2019: Johnny Hooker.

 

A vinda deste artista brasileiro reveste-se de particular relevância no actual contexto político no Brasil, com alarmantes retrocessos na garantia dos Direitos Humanos, considera a associação portuguesa. "Com este convite, a ILGA Portugal reforça a sua tomada de posição solidária junto das associações e movimentos locais e nacionais deste país, dando palco à reivindicação do direito de manter uma vida digna, segura, livre de violência e de discursos ou crimes de ódio por parte da população brasileira e/ou residente neste país".

O Arraial Lisboa Pride realiza-se a 22 de Junho, das 16 horas às 4 da manhã, no Terreiro do Paço, em Lisboa. O evento organizado pela mais antiga associação dos direitos das pessoas LGBTI e suas famílias vem dar visibilidade à população LGBTI numa celebração de orgulho na igualdade. De entrada livre, é uma festa para toda a cidade e pretende marcar a identidade de Lisboa como cidade que sabe valorizar e acarinhar a diversidade e a igualdade. Integrando a programação das Festas de Lisboa e organizado em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e a Junta de Freguesia da Misericórdia, o Arraial Lisboa Pride contou no ano passado com 70.000 visitantes afirma a organização.

O álbum “Coração”, lançado em Agosto de 2017, trouxe músicas de grande sucesso como: Flutua (com Liniker), Corpo Fechado (com Gaby Amarantos), Caetano Veloso, entre outros hits que fizeram deste espectáculo um dos mais aclamados da nova Música Popular Brasileira (MPB). “Uma mulher em fúria no corpo de um homem com os olhos marejados de lágrimas": é assim que se define o cantor e compositor pernambucano vencedor do Prémio da Música Brasileira de Melhor Cantor e que tomou o mercado musical de surpresa com o seu primeiro álbum a solo “Eu Vou Fazer uma Macumba pra te Amarrar, Maldito!”, eleito pela revista Rolling Stone como um dos melhores discos do ano. Em "Coração" Johnny mistura samba, brega, frevo, a guitarrada e o axé numa reafirmação identitária do próprio país, fazendo uma música que é assumidamente nordestina, que desafia género e linguagem, questionando a própria identidade da música brasileira.

O Arraial Lisboa Pride conta com uma programação de 12 horas em palco, com concertos, DJ Sets e várias performances. São também várias as actividades que acontecem no recinto, incluindo atividades para crianças (Arraialito) e população sénior (Arraial Maior). No recinto, o evento conta ainda com um Hub Criativo que reúne associações de Direitos Humanos, artesanato e comércio inclusivo. O evento conta também com os bares mais emblemáticos da noite LGBTI, street food e vários dos restaurantes mais queridos da cidade. O cartaz completo do Arraial Lisboa Pride 2019 será anunciado em Maio.

O cantor brasileiro, que se define como “uma mulher em fúria no corpo de um homem com os olhos marejados de lágrimas”, vai apresentar-se no Salão Brazil, em Coimbra (25 de Junho); Theatro Circo, em Braga (4 de Julho); no Hard Club, do Porto (5 de Julho); e no Capitólio, em Lisboa (6 de Julho). No dia 23 de Junho apadrinha ainda a Festa de São João da Casa do Vinho Verde, no Porto.