Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Leiria também vai ter uma Marcha do Orgulho LGBTI

LEIRIA marcha gay LGBT orgulho.jpg

A 1° Marcha LGBTI+ de Leiria será realizada a 26 de Setembro de 2020. A marcha contará com o apoio da Câmara Municipal de Leiria.

"Com esta iniciativa queremos unir a comunidade LGBTI e por consequente toda a comunidade de Leiria" responde ao dezanove.pt João Cartaxo, porta-voz do Movimento LGBTI Leiria, apresentado publicamente esta sexta-feira na festa "Oh Deer, I'm Queer", realizada na discoteca Stereogun e onde actuaram a DJ Mariana Carvalho e os artistas drag Miss Lane e Santos. No local foram apresentados os objectivos do movimento e a data da primeira Marcha LGBTI+ de Leiria. "Pretendemos dar visibilidade a toda a comunidade Queer, desmitificar ideias, erradicar todas as formas de fobias. Queremos que Leiria seja uma cidade de braços dados com a diversidade cultural e social", acrescenta o activista.
 
Em declarações ao dezanove.pt o João Cartaxo explica que os planos para consolidar o movimento na cidade no próximo ano passa pela realização de tertúlias, debates como formas de apoio à comunidade (coaching e sessões de informação) e eventos públicos por toda a cidade, como picnics, eventos ao ar livre, sessões de cinema, etc. "A festa Oh Deer, I’m Queer! É um bom exemplo disto, nasce da vontade de colocar a comunidade LGBTI como foco no centro da cidade, como elemento importante da sociedade, mostrando a sua cultura e arte."
 
Já antes tínhamos chamado a atenção para a vida nocturna LGBTI de Leiria, por ser mais dinâmica do que a de outras cidades de maior dimensão, como Coimbra ou Braga. Leiria sobe assim mais um patamar pela visibilidade das pessoas LGBTI. 
 
Na organização da 1°Marcha LGBTI+ de Leiria 2020, estarão presentes organizações de defesa dos direitos humanos, associações de apoio social, organizações humanitárias, entre outras que serão anunciadas no início de 2020. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria. 
 
Esta é a segunda Marcha do Orgulho LGBTI a realizar em 2020 que é anunciada esta semana. A primeira foi a de Santarém