Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Macacas, pá! As Bichas Modernas estão de volta

BICHAS MODERNAS.jpg

As Bichas Modernas estão de volta aos ecrãs, desta vez ao programa “Donos Disto Tudo” transmitido nas noites de Sábado na RTP. O regresso será "brevemente" segundo os actores que interpretam a tripla humorística. 

Era uma notícia muito aguardada pelos fãs das personagens, que se tornaram num autêntico fenómeno televisivo nos últimos anos e que geraram milhares de visualizações no Youtube. As personagens estereotipadas desempenhadas por Joaquim Monchique, Eduardo Madeira e Manuel Marques fizeram a delícia de muitos fãs, mas foram também alvo de várias críticas que acusam os responsáveis de perpetuar estereótipos. O Provedor do Telespectador da RTP recebeu inclusive queixas sobre estes sketches de humor.

Os sketches humorísticos criados para o programa “Estado de Graça (RTP) em 2011 e 2012 recorreram a expressões que ainda hoje fazem eco na linguagem dos portugueses: "Odeio bichas modernas" e “Macacas, pá” são apenas duas expressões que ganharam autonomia e fazem da Bicha Antiga (personagem desempenhada por Joaquim Monchique) a mais crítica e mordaz dos homossexuais estereotipados. 

Depois de um interregno de quase três anos, as personagens só reapareceram nos Prémios Lumen da RTP em 2014 (vídeo abaixo).

programa do ano.png

Em 2012 o programa Estado de Graça foi distinguido pelo site dezanove.pt como Programa Televisivo do Ano por trazer a temática e a actualidade LGBT à discussão através do humor. O casamento entre pessoas do mesmo sexo, a adopção de crianças por casais do mesmo sexo, as “barrigas de aluguer”, as Marchas do Orgulho LGBT e até o Festival de Cinema Queer Lisboa foram alguns dos vários assuntos abordados pela tripla Monchique, Madeira e Marques.

 

 

Vê os artigos que o dezanove escreveu sobre estes sketches aqui: http://dezanove.pt/search?q=BICHAS+MODERNAS

 

Paulo Monteiro