Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Moscovo albergou os Primeiros Jogos LGBT (vídeo)

Decorreram entre 26 de Fevereiro e 2 de Março, em Moscovo, os Primeiros Jogos LGBT, apesar de algumas ameaças de extremistas e nacionalistas.

Segundo comunicado pelos organizadores dos jogos aos média estrangeiros terá havido antes de abertura de jogos uma ameaça de bomba no clube gay onde decorreu a cerimónia de abertura.

A ameaça de explosivos não impediu contudo a realização da cerimónia onde se encontravam, entre outros, diversos activistas gays e convidados de honra, entre eles o medalhado olímpico Gregory Louganis. Foram chamadas forças de protecção adicionais para garantir a segurança dos participantes. Os jogos estiveram sob a observação dos advogados do comité.

Um dos organizadores comentou na página oficial das competições: “Sim, houve problemas. Muitos deles eram fáceis de prever e, não vou esconder, foi difícil superará-los. Mas graças à coesão, à dedicação ao bem comum e à amizade, conseguimos vencer todos os desafios e abrir os Primeiros Jogos LGBT!”.

Na cerimónia de abertura estavam presentes diversos desportistas de vários países do mundo e de diferentes regiões da Rússia. Uma das maiores surpresas foi a presença do lendário desportista Gregory Louganis, vencedor de 5 medalhas olímpicas. Outra enorme surpresa, que tocou os corações de todos os presentes, foi projecção de um vídeo que a actriz Julianne Moore gravou de propósito para estes jogos.

 

Alexandre Iourtchenko