Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Nasce primeira casa abrigo para pessoas LGBT em Portugal

Matosinhos.jpg

Situa-se em Matosinhos e vai ser gerida pela Associação Plano i (APi). A primeira casa-abrigo do país para pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica chama-se Casa Arco-Íris e propõe assegurar o acolhimento urgente e de curta duração a vítimas de violência doméstica LGBTI, acompanhadas ou não de filhos menores ou maiores dependentes, em virtude de questões de segurança e/ou de iminente risco de revitimização" fez saber a associação LGBTI numa nota dirigida à imprensa.

 

A Casa Arco-Íris resulta da aprovação de uma candidatura da Associação Plano i ao POISE- Programa Operacional para a Inclusão Social e Emprego, sendo a primeira unidade do género a funcionar em Portugal. A casa terá capacidade para albergar até sete pessoas em simultâneo. Este espaço vai garantir a satisfação das necessidades básicas, a protecção e segurança no sentido da minimização do risco e da vulnerabilidade social, o apoio psicológico, social e jurídico e a reconstrução de um projecto de vida autónomo e independente.

A APi gere também o Centro Gis - um serviço de atendimento à população lésbica, gay, bissexual e trans, desde 2017. O serviço foi baptizado em homenagem à transexual Gisberta, assassinada a 22 de fevereiro de 2006, no Porto, e tem actualmente 199 utentes em acompanhamento. Num ano foram acompanhadas 123 pessoas, realizados 1.036 atendimentos e acompanhados 20 casos de violência doméstica. 

A associação LGBTI passou a contar ainda, desde Abril último, com uma unidade móvel, o Gabinete Itinerante de Saúde (GiS), resultante de um projecto aprovado pela Fundação EDP. Esta unidade permite à APi prestar apoio multidisciplinar a pessoas LBGTI, aos seus familiares e pessoas próximas que, por razões geográficas, financeiras ou outras, não possam deslocar-se ao Centro Gis, em Matosinhos.

A Casa Arco-Íris será inaugurado esta sexta-feira, pelas 14.30 horas, com a presença da Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, que presidirá à cerimónia de entrega à Associação Plano i das chaves do imóvel municipal onde vai funcionar a casa-abrigo.

A criação da Casa Arco-Íris é uma parceria da Câmara Municipal de Matosinhos e da Associação Plano i.